edprevsalarial2020O ajustamento feito pela administração da EDP na reunião de ontem não mereceu sequer resposta da comissão negociadora sindical da Fiequimetal, uma vez que, para a maioria dos trabalhadores, não representa nenhuma alteração àquilo que já tinha sido apresentado.

Na reunião, a administração apenas alterou de 0,3 para 0,5 por cento os valores da tabela salarial para as letras de K a Q.

Perante o protesto da CNS/Fiequimetal, a CN/EDP reconheceu que não tinha mandato da administração para ir mais longe e acabou por marcar a próxima reunião para dia 18, quarta-feira.

COVID-19 e novas propostas

Em relação aos procedimentos sobre a pandemia de COVID-19, a Fiequimetal espera que as medidas agora apresentadas pela EDP como provisórias e transitórias não venham a mostrar ser uma tentativa de aplicar, para o futuro, matérias de regulação de trabalho que não estão regulamentadas.

Na discussão do protocolo sobre os subsídios à equipa TET (trabalhos em tensão), a CNS/Fiequimetal propôs que fosse reduzido para 5 anos o tempo de permanência obrigatória na função e que todas as contagens de datas se referissem ao início do desempenho da mesma.

Os representantes sindicais propuseram ainda que, para regulamentar a proposta de folga no dia de aniversário (anunciada nos Encontros EDP), essa fosse aplicada a partir de 1 de Janeiro de 2020. Foi proposto ainda que, no caso de o aniversário ocorrer num feriado ou fim-de-semana, seja dada ao trabalhador a opção de gozar a folga no dia útil imediatamente anterior ou posterior.

Ambas as propostas foram remetidas pela administração para discussão na próxima reunião.

Plenários prosseguem

Devido às imposições da administração em matéria de realização de reuniões, a Fiequimetal informa que os sindicatos continuarão a realizar contactos com os trabalhadores, tomando as devidas precauções sanitárias, mas sem entrar em pânico.

Caso seja viável, os plenários podem ser realizados em salas maiores, permitindo cumprir as distâncias preconizadas pela administração. No caso de não existir sala para esse efeito, é sempre possível realizar plenários num espaço exterior, em instalações da empresa, ou mesmo na rua, onde as directivas da administração não vigoram.