20200314hutchinsonA pandemia de COVID-19 não pode servir de pretexto para aumentar a exploração, num trabalho que já de si é susceptível de doenças profissionais e outras circunstâncias prejudiciais para a saúde dos trabalhadores, avisa o SITE Sul.

Num comunicado emitido hoje, destaca-se que o oportunismo patronal elimina pausas para comer e afirma-se que os trabalhadores da Hutchinson Borrachas, em Portalegre, organizados no SITE Sul, contestam a alteração dos horários de trabalho.

A Hutchinson decidiu mudar os horários das pausas, sendo que esta alteração obriga os trabalhadores a estarem a prestar serviço cinco horas seguidas.

Para o sindicato, é necessário tomar medidas de contenção do vírus. No entanto, não só numa situação destas, mas sempre, é necessária a existência de pausas, garantindo que estes trabalhadores não prestam serviço mais de 2h30 e que, nomeadamente, aqueles que desempenham tarefas repetitivas têm pausas intermédias não só para comer, mas para descanso, necessário por forma a evitar as lesões músculo-esqueléticas.

Recentemente esta empresa do sector químico tem também despedido trabalhadores, maioritariamente mulheres, ao mesmo tempo que impõe a outros o trabalho ao fim-de-semana como dias normais de trabalho, objectivo antigo de empresas multinacionais, como a Hutchinson.

O SITE Sul considera inaceitáveis as medidas que têm vindo a ser tomadas e solicitou à empresa uma reunião para apresentar as suas preocupações e discutir a exigência do aumento dos salários de todos os trabalhadores em 90 euros, entre outras reivindicações, decididas em reunião com os trabalhadores realizada fora das instalações, uma vez que a empresa se opõe a reuniões do sindicato com os trabalhadores dentro das suas instalações.

FONTE: FIEQUIMETAL