20160713Autoeuropa arquivoO SITE Sul, face aos últimos acontecimentos relacionados com o surto de COVID-19, questionou as administrações da VW Autoeuropa e das demais empresas do Parque, sobre medidas com vista a conter a propagação do vírus, sem que os trabalhadores sofram perda de remuneração.

Em comunicados emitidos hoje e distribuídos nas empresas, o sindicato informa que interrogou as entidades patronais sobre:

Qual o plano de contingência face ao surto de COVID-19 e se estão a seguir as medidas recomendadas pela DGS;Quais são as medidas adoptadas para contenção e protecção da saúde dos trabalhadores e suas famílias;Face à decisão do Governo de encerrar estabelecimentos de ensino público e privado a partir de segunda-feira, dia 16, quais as medidas que pretendem adoptar para que os trabalhadores prestem assistência aos seus filhos e educandos sem perda de retribuição e sem pôr em causa a sua saúde e a dos seus familiares.

Face à situação complexa nacional devido ao COVID-19, o sindicato entende que a administração da VW Autoeuropa, tal como as administrações das demais empresas do Parque, podem e devem agir, através da ferramenta «down days», no sentido de fazerem todos os esforços de forma a poderem conter este surto dentro das suas instalações.

Entende o sindicato que a melhor forma de proteger a saúde dos trabalhadores e suas famílias, e de estes poderem prestar assistência aos filhos menores e familiares dos grupos de risco, sem que se verifique alguma perda de retribuição, é a administração da Autoeuropa, tal como as administrações das demais empresas do Parque, darem aos trabalhadores a possibilidade de utilizarem os dias «down days» ou, em alternativa, que as empresas assegurem que os trabalhadores não tenham qualquer perda da sua retribuição.

FONTE: FIEQUIMETAL