carregado matutanoApós o tema ter sido discutido em plenário com Trabalhadores da Matutano, o STIAC entregou no passado dia 09 de março um Abaixo-assinado na Empresa com cerca de 200 assinaturas em que reclamavam a URGENTE necessidade de melhorias na qualidade das refeições servidas:

1 - As refeições que até ao fim de 2018 agradavam e eram equilibradas e adequadas à comunidade fabril passaram a constituir um problema pois a sua qualidade degradou-se a olhos vistos e ao longo do ano de 2019. (Inicio da Laboração Continua)

2 - A degradação da qualidade das refeições levou a que sejam recorrentes as queixas e as reclamações dos trabalhadores acerca do serviço prestado.

3 - Os trabalhadores queixam-se de que as refeições são de muito fraca qualidade, que por vezes são servidas frias, as porções individuais servidas são-no em quantidade insuficiente e que mesmo com marcação muitas vezes não existe o prato escolhido. Queixam-se da repetição das ementas. Assinalam também que já aconteceu, mais que uma vez, ter acabado a comida durante o período de serviço.

4 – Existem trabalhadores a trazer refeições de casa!

Ora, tendo isto em conta e também que:

• A alimentação deve ser, nos termos legais, segura, equilibrada e adequada às necessidades dos trabalhadores

• As queixas são generalizadas desde o inicio da Laboração Continua e se tem vindo a degradar ao longo do ano de 2019

Os Trabalhadores pretendem que :

1. A Empresa Matutano tome conhecimento desta insatisfação generalizada relativamente às refeições servidas e ao funcionamento do refeitório;

2. A Empresa Matutano averigue da conformidade (ou falta dela) do serviço prestado pela empresa em causa com o caderno de encargos inerente à sua contratação e as normas concretamente aplicáveis agindo em conformidade com o resultado dessa averiguação;

3. Sugerimos aumento no subsídio até um patamar operacional em que a empresa contratada POSSA oferecer o serviço de qualidade que DEVERIA prestar, ou, não sendo possível, a abertura de nova licitação estipulando patamar mínimo de qualidade mais ADEQUADO à realidade dos fatos e à necessidade dos trabalhadores, ou a rescisão contratual como consequência direta.

Os Trabalhadores manifestaram assim a indignação, confiantes no bom senso da Matutano e ansiosos por providências que no prazo de 15 dias apos entrega deste documento, dê por fim e de uma vez por todas, a essa situação. Apos o prazo estipulado, sem que a Empresa tome as devidas medidas, os trabalhadores garantem formas organizadas de mostrar o desagrado sobre esta situação.

Fonte – STIAC – Sindicato dos Trabalhadores da Industria Alimentar