COVID saude direitos salariosNum momento complexo que vivemos, para além das necessárias medidas de defesa da saúde, é necessário reforçar a mobilização e a luta, tendo em conta que, nalgumas empresas, já estão a pôr em causa direitos dos trabalhadores, situação que se perspectiva vir a ser alargadas a muitas mais. Durante anos, muitas  empresas tiveram lucros e tudo fizeram para manter situações de baixos salários. Passado uma semana de crise já vemos muitas a fazerem apelos de partilha de sacrifícios por parte dos trabalhadores, algo que nunca fizeram com a partilha de lucros.

Os trabalhadores dos transportes e comunicações têm que assegurar serviços essenciais para a sociedade e, por isso, reforçamos o apelo de cumprirem com as normas emanadas da autoridade saúde e que façam com que os responsáveis das empresas cumpram também com as mesmas, porque são necessárias para proteger trabalhadores e utentes.

Mas a necessária protecção da saúde, não pode levar-nos a descurar a defesa dos direitos e dos rendimentos e, por isso, se apela também ao necessário reforço da unidade e mobilização em torno dos sindicatos da FECTRANS/CGTP-IN.

Após este período de crise, só haverá crescimento económico se os trabalhadores mantiverem e aumentaram o seu nível salarial.

FONTE: FECTRANS