20200131MartiferCMN 0943A Martifer, que contratou com a Petrogal a manutenção regular na refinaria de Sines, mandou a sua subcontratada CMN despedir 90 trabalhadores, entre os quais está um dirigente do SITE Sul, mas a unidade dos trabalhadores fica ainda mais forte.

A Martifer e a sua subcontratada CMN, na manutenção da refinaria de Sines da Petrogal, comunicaram o despedimento de um dirigente sindical, revela o SITE Sul, numa nota de imprensa hoje divulgada, na qual afirma que este despedimento tem a complacência da Petrogal, que assim se assume como uma das empresas que querem destruir a estrutura sindical na manutenção industrial na refinaria.

O sindicato considera que, sendo a Petrogal uma empresa estratégica para o País e com a responsabilidade social que tem na criação de emprego a nível regional e nacional, acaba por ser, ela própria, a maior responsável por este despedimento de 90 trabalhadores, incluindo o dirigente sindical. É um facto que a organização destes trabalhadores incomoda muito a Petrogal (Galp Energia).

Este despedimento do dirigente sindical, orquestrado entre a Petrogal, Martifer e CMN, não aparece por acaso, uma vez que, com organização e luta, os trabalhadores da manutenção da refinaria de Sines conseguiram nos últimos anos conquistar direitos e aumento salariais.

Mas, se a Petrogal, Martifer e CMN pensam que vão conseguir destruir a organização dos trabalhadores da manutenção, estão muito enganadas, uma vez que este despedimento arbitrário vem ainda reforçar mais a unidade dos trabalhadores na defesa dos seus direitos.

O sindicato condena veementemente este despedimento, sendo a Petrogal e a Martifer as principais culpadas pelo mesmo, e irá tomar todas as medidas ao seu alcance, junto de todas as instâncias deste País, para o contestar.

FONTE: FIEQUIMETAL