diseaseO Sindicato da Indústria Hoteleira do Centro quer que os trabalhadores dos serviços de distribuição de alimentação em hospitais da região, concessionados à SUCH [Serviço de Utilização Comum dos Hospitais], sejam testados à covid-19, como os restantes profissionais de saúde.

Os trabalhadores dos serviços de distribuição de refeições, de lavandaria e de recolha de resíduos hospitalares são “considerados profissionais de saúde”, mas são “tratados como trabalhadores de segunda” no que toca à sua proteção face à pandemia, disse à Lusa António Baião, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro (STIHTRSC).

Embora disponham de equipamento individual de proteção, os funcionários de distribuição de alimentação, nos hospitais concessionados à SUCH (Serviços de Utilização Comuns dos Hospitais), “contactam com doentes infetados” pelo novo coronavírus, mas “não são testados como os médicos e os enfermeiros”, afirma.

“Após se detetaram contactos de médicos e enfermeiros com doentes infetados”, aqueles profissionais são “testados e isolados, ao passo que o pessoal da distribuição alimentar ao do-ente, que contactou com a mesma exposição, nem local digno tem para ser isolado”, diz o sindicato.

FONTE: Diário As Beiras (Ler Mais...)