pRECARIEDADEO Hotel Corinthia Lisbon já recebeu o prémio de melhor Direcção de Recursos Humanos, mas veio revelar-se que é mais merecedor do  “Prémio para a pior Direcção de Recursos (Des)Humanos” pela forma como está deixar os seus trabalhadores “num estado desumano suspendendo as suas vidas no futuro”, denuncia o Sindicato da Hotelaria do Sul.

Nota à Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul:

Hotel Corinthia Lisbon
Prémio para a pior Direcção de Recursos (Des)Humanos

O Hotel Corinthia Lisbon que ao longo dos últimos dois anos tem recebido diversos prémios nacionais do sector da Hotelaria e Turismo (segmento Hotéis) inclusive para o de melhor Direcção (director) de Recursos Humanos (DRH), é a mesma empresa que coloca os seus trabalhadores num estado desumano suspendendo as suas vidas no futuro.

Entre os dias 17 e 19 de Março a empresa remeteu informação a 198 trabalhadores do hotel, a transmitir que a empresa iria recorrer ao “Lay-off simplificado”.

Depois de no final da primeira quinzena de março ter chamado trabalhadores aos escritórios, com contratos de trabalho a termo certo ou em período experimental, com a finalidade de fazer cessar os contratos de trabalho. Mas não sem antes, ter pressionado trabalhadores que possuíam contratos de trabalho a meio do prazo ou com empresas de trabalho temporário, fazer cessar estes contratos para desta forma eliminar o número de trabalhadores ao serviço no hotel.

Tudo isto, depois da tentativa de imposição, de regimes de teletrabalho, de uma plataforma irregular de compensação horas ou de gozo de férias unilateral, aplica agora a todos estes trabalhadores a suspensão dos contratos de trabalho, a receberem 2/3 do salário, a cerca de 90 % dos trabalhadores.

Sem surpresa, a direcção do hotel e da DRH mais não fez que, contando com a passividade do actual governo de António Costa, ganhar tempo, até que as contas da empresa ajustassem aos critérios estipulados de redução das receitas e reservas, aproveitando o lobby do sector hotelaria às constantes alterações aos diplomas legislativos que consagram estas medidas injustas para os trabalhadores.

Face à situação, o Sindicato solicitou esclarecimentos à empresa, para que esta altera-se seu comportamento e atitude para com os trabalhadores, que a manter, ficam em condições muito difíceis. Na resposta recebida no final da semana passada, a direcção do hotel a tentar justificar o injustificável, faz a velha chantagem de que, caso não precedesse desta forma, teria de recorrer a medidas mais drásticas, como o despedimento dos trabalhadores. Não é com este tipo de comportamento e irresponsabilidade, de oportunismo patronal e mesquinhez laboral, que a ser replicado por outras empresas, fica o desejo escondido do patronato para esta pandemia nunca seja erradicada. Por último, o Sindicato no acompanhamento que tem vindo a realizar relativo ao surto epidémico do COVID 19, tem procurado acompanhar o conjunto de medidas anunciadas, no sentido de que as mesmas sejam implementadas tendo como objectivo central a defesa da saúde e direitos dos trabalhadores e dos cidadãos.

Agradecemos ao vosso órgão de comunicação social a divulgação da luta destas trabalhadoras.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul