KemetPerante a acção insistente do SIESI, a direcção da Kemet viu-se forçada a tomar algumas medidas, nomeadamente dar informações mais claras sobre o Plano de Contingência aos trabalhadores e a tomar medidas de prevenção e protecção da saúde dos trabalhadores da fábrica, informa o Sindicato das Indústrias Eléctricas num comunicado aos trabalhadores:

Trabalhadores vigilantes protegem os seus direitos e a sua segurança

Os trabalhadores da Kemet estiveram vigilantes na defesa dos seus direitos e na protecção da sua saúde e não hesitaram em contactar o SIESI em tempo útil, trazendo evidentes resultados positivos para a defesa dos seus direitos e para a protecção da sua saúde.

Este foi o ponto fulcral que possibilitou ao SIESI desenvolver contactos com a direcção da Kemet e, depois, devido à ausência de resposta, com outras entidades nomeadamente com o Delegado de Saúde Regional, a ACT/Évora, bem como denunciar as más práticas da direcção da Kemet à Comunicação Social e ao Governo na Concertação Social através da CGTP-IN.

Perante a acção insistente do SIESI, a direcção da Kemet viu-se forçada a tomar algumas medidas, nomeadamente dar informações mais claras sobre o Plano de Contingência aos trabalhadores e a tomar medidas de prevenção e protecção da saúde dos trabalhadores da fábrica. Os espaços estão mais arejados, há agora uma sala de isolamento mais adequada, é feita uma distribuição diária de máscaras aos trabalhadores, existe mais desinfectante em todas as áreas e alguns trabalhadores com situações de risco passaram a estar em isolamento de prevenção.

A direcção da Kemet, entretanto, confirmou ao SIESI que não irá descontar os dias de férias aos trabalhadores em isolamento ou quarentena, o que seria ilegal e que iria dar origem à intervenção do SIESI. Os trabalhadores que se encontrem nesta situação devem estar atentos e não permitir que o seu direito a férias seja posto em causa. As férias devem ser marcadas por acordo entre trabalhador e empresa e servem para permitir a recuperação física e psíquica dos trabalhadores, o que não acontece nos casos de quarentena/isolamento.

No entender do SIESI, a direcção da Kemet tem todas as condições para apoiar os trabalhadores nesta fase difícil, principalmente assegurar que os seus rendimentos não são afectados.

O SIESI valoriza os passos dados e apela aos trabalhadores para permanecerem vigilantes e para não hesitarem em contactar o seu sindicato, o SIESI, para intervir na defesa dos seus direitos. O aumento da sindicalização e organização permitem mais intervenção e uma resposta mais rápida e eficaz às situações que possam surgir.