20200404SITECSRA jovens 2019O Governo altera leis para facilitar a vida às empresas, mas deve dar mais protecção aos trabalhadores, para manutenção dos rendimentos e defesa dos postos de trabalho, afirma o SITE CSRA, num comunicado sobre a actual situação de grave crise sanitária, devido ao coronavírus (SARS-CoV-2) e à COVID-19.

Assiste-se, no plano da gestão dos recursos humanos e da organização do trabalho, a atropelos aos direitos dos trabalhadores que estão inscritos em instrumentos de regulamentação colectiva e na legislação geral (Código do Trabalho), assim agravando a já débil situação em que os trabalhadores se encontram.

Numa altura em que devemos estar todos a remar no mesmo sentido, deve o Governo também dar mais protecção aos trabalhadores na manutenção dos rendimentos e também na proibição dos despedimentos, seja qual for o vínculo que o trabalhador tenha com a empresa onde trabalha ou com a empresa de trabalho temporário.

Não podem ser os trabalhadores a pagar a crise económica e sanitária, com o emprego e a redução de rendimentos.
Os trabalhadores devem contactar o seu sindicato, através dos delegados sindicais ou dirigentes, na empresa, ou directamente os seus serviços em Lisboa, sempre que uma empresa pretenda agravar horários de trabalho, impor marcação de férias, banco de horas ou teletrabalho.

FONTE: FIEQUIMETAL