O SINTTAV irá avaliar o reforço da luta dos trabalhadores da Intelcia a operarem em call centers e lojas da MEO em vários pontos do país, para a recuperação do direito que foi roubado no período das austeridades e das troikas e que os governos que se seguiram não tiveram a coragem política de devolver aos trabalhadores: receber 100% no trabalho suplementar, incluindo feriados.

Comunicado do SINTTAV - Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual:

GREVE AO TRABALHO SUPLEMENTAR, INCLUINDO FERIADOS
ESCLARECIMENTO ADICIONAL AOS TRABALHADORES DA INTELCIA

O esclarecimento prestado sobre a validade do Pré-aviso de Greve emitido pelo SINTTAV ao Trabalho Suplementar, incluindo Feriados, foi feito em termos gerais a considerar o tempo em que o Pré-aviso foi metido e as empresas que nele foram enquadradas.

Na altura em que o Pré-aviso foi enviado para as Empresas, ainda não existia uma nova realidade laboral que posteriormente surgiu através de mais um processo de «Transmissão de Empresa» que abrangeu trabalhadores da Manpower a operarem em Call Centers e Lojas da MEO em vários pontos do país.

Por outro lado, recordamos que a “Transmissão dos Trabalhadores” da Manpower para a Intelcia teve data de efeitos em 16/03/2020, período em que já ocorria o problema de contágio do COVID-19, e naturalmente todas as nossas preocupações estavam concentradas na saúde dos trabalhadores e em saber que medidas preventivas as empresas iriam aplicar no âmbito dos Planos de Contingência.

O Aviso Prévio de Greve ao trabalho suplementar, incluindo feriados, como todos sabem, foi metido no final do ano de 2019, cumprindo os termos legais, para entrar em vigor a partir de 01/01/2020 até 31/12/2020, conforme em anos anteriores.

Pois neste Aviso Prévio de Greve, de facto, não entra a empresa Intelcia, tendo em conta que esta empresa aparece na esfera da nossa intervenção muito à posterior, concretamente a partir de 16/03/2020 e ainda considerando que a partir desta data se iniciou uma abertura de Diálogo Social, ferramenta que o SINTTAV sempre privilegia para procurar resolver os assuntos laborais, e neste sentido entendeu-se na altura ser muito importante aferir a sensibilidade da Administração da Intelcia em relação às reivindicações dos trabalhadores da ex – Manpower, nomeadamente a nível de salários e condições de trabalho.

Face aos considerandos acima expostos, devidamente ponderados pela Coordenação do SINTTAV, neste momento, os agora trabalhadores da Intelcia ainda não estão abrangidos pelo Aviso Prévio de Greve ao trabalho suplementar, incluindo feriados. Assim, para já, não podem aderir a esta greve.

Porém, pela avaliação que os Delegados e Dirigentes nos transmitem sobre a importância de recuperar um direito que foi roubado no período das austeridades e das troikas e que incompreensivelmente os governos que se seguiram não tiveram a coragem política de devolver aos trabalhadores o direito a receber 100% no trabalho suplementar, incluindo feriados, a Coordenação do SINTTAV irá também fazer a sua avaliação no sentido de reforçar esta luta que vem sendo assumida desde 2013.

Contra todos os vírus prejudiciais aos trabalhadores

A luta continua!

FONTE: SINTTAV - Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual