edp 2020Enquanto para negociar salários “não há condições”, a EDP decidiu ontem distribuir mais de 690 milhões de euros aos accionistas, relativos a 2019, ano em  que os custos com os trabalhadores - 12.000 a nível mundial - foram de apenas 620 milhões, salientam os sindicatos.

Comunicado da Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal aos trabalhadores do grupo EDP:

Assembleia de acionistas distribui dividendos chorudos e salários principescos aos administradores!
E para os trabalhadores?

Decorreu ontem a Assembleia Geral de acçionistas da EDP, desta vez por meios audiovisuais, cumprindo escrupulosamente o calendário previsto e os desejos pretendidos.

Parece que a pandemia só prejudica as negociações salariais, pois os compromissos com os accionistas e com os fornecedores estão a ser cumpridos, de acordo com a mensagem do CEO António Mexia.

Assim, não foram parcos no valor pago aos acionistas em dividendos e que ascendeu a mais de 690 Milhões de Euros, um valor superior aos lucros obtidos no ano de 2019 que “ficaram” pelos 511,7 Milhões de Euros.

Como também já era expectável, foram decididos os honorários para os dos membros dos corpos gerentes do grupo EDP, incluindo os diversos conselhos de administração das empresas, os quais poderão atingir mais de 16,5 Milhões de Euros.

Importa salientar que os custos com os trabalhadores em 2019 foram de apenas 620 Milhões para o universo de 12000 trabalhadores da EDP, a nível mundial.

Estes números são a prova que estamos certos, quando à mesa das negociações contrariamos os representantes da administração que afirmam que o último ano foi péssimo para a empresa. Segundo o Presidente do Conselho geral e de supervisão a Empresa “está bem” e por isso não faria sentido não pagar.

Então também fará sentido, dizemos nós, aumentar os salários dos trabalhadores. Os acionistas e os gestores não podem esquecer que são os trabalhadores a alavanca desta empresa e dos seus grandiosos dividendos.

A administração, depois desta assembleia, não pode continuar a recusar negociar e muito menos permanecer no nível dos valores que propôs até à data em que suspendeu o processo.

Vamos continuar a exigir o retomar das negociações para dar mais valor a quem trabalha.

• DEFENDE OS TEUS INTERESSES.

• SINDICALIZA-TE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

FONTE: CNS/ Fiequimetal