CP 3575 Gare do OrienteO SNTSF contesta a decisão da CP de terminar, a partir de hoje, as escala de rotatividade dos trabalhadores, nas oficinas do Entroncamento, e alerta para o aumento do risco de um foco de infecção deixar as oficinas sem trabalhadores para a manutenção do material circulante, necessário para garantir comboios a quem necessita para se deslocar para o trabalho.

Informação do SNTSF:

Fim da rotatividade sem fundamento
A partir de hoje a CP acabou com a escala de rotatividade nas oficinas do Entroncamento.

O SNTSF considera que esta medida pode ser prematura e vir a aumentar o risco e colocar em causa a saúde de todos os trabalhadores naquela oficina. Já o referimos junto da empresa e em ofícios anteriores. Se surgir um foco de infeção, aí sim deixa de existir efetivo disponível para a manutenção de material circulante necessário para a realização dos comboios para quem dele necessita para se deslocar para o trabalho e a rotatividade na escala limitava essa situação.

Não existiram alterações nas recomendações da OMS e do Ministério da Saúde para justificar já esta medida por parte da empresa. Existe sim, um maior volume de trabalhadores ao serviço a partir de hoje diminuindo-se o espaço mínimo social tanto nos postos de trabalho como nos refeitórios, cantinas, balneários, entre outros locais de maior concentração. Também é importante existir regras na utilização desses espaços que se enquadrem nas normas imanadas pela DGS.

Assim, recomendámos vivamente à CP que reconsidere o retorno da escala de rotatividade no Entroncamento assim como a sua implementação onde tal não se verifica por considerarmos que não houve alterações que o justifique.

Chamámos, uma vez mais à atenção que o Plano de Contingência da CP deve ser alargado a todas as empresas que trabalham dentro da CP, assim como a monitorização temporal a pessoas não essenciais ao normal funcionamento da empresa.

O SNTSF, referiu ainda que transporte de trabalhadores de Contumil para Guifões e vice-versa não obedece com o requisito mínimo de distância entre pessoas pelo que apelamos à sua urgente rectificação dada a sua inequívoca importância na saúde dos trabalhadores e assim, a normal laboração das oficinas da CP nestes dias difíceis para todos.

FONTE: SNTSF