Técnico de SaúdeNa linha da frente do combate à pandemia, os trabalhadores da saúde mantêm e reiteram as suas justas reivindicações: A valorização das carreiras profissionais, a contagem do tempo de serviço anterior a 2018 dos trabalhadores com Contractos Individuais de Trabalho, a resolução das injustiças salariais entre as diferentes carreiras e a valorização salarial de todos os trabalhadores.

Comunicado do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro aos trabalhadores da saúde:

CONTINUAMOS A LUTAR PARA DEFENDER A SAÚDE
MAS TAMBÉM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Desde o início do COVID19, os Trabalhadores da Saúde foram os primeiros a colocarem-se na linha da frente para o combate da situação pandémica com toda a dedicação pessoal e profissional.

Ficou evidente que os trabalhadores da Saúde são imprescindíveis para a garantia do direito universal de acesso à Saúde. O Serviço Nacional de Saúde foi uma das maiores conquistas do povo português constituindo um pilar essencial da democracia portuguesa. Não fosse assim, a situação pandémica da COVID19 teria tido efeitos ainda mais catastróficos.

Apesar do incómodo político que muitos sentiram, particularmente aqueles que pretendem privatizar o SNS, viram-se obrigados a reconhecer a importância dos Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Técnicos Diagnóstico e Terapêutica, e trabalhadores de outras carreiras como garantes da prestação dos melhores cuidados de saúde à população portuguesa.

Porém todo este esforço, dedicação e solidariedade dos Trabalhadores da Saúde, contrasta com a negação e recusa dos seus direitos e justas reivindicações. E, isso é triste!

OS TRABALHADORES DA SAÚDE MANTÊM E

REITERAM AS SUAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES

− A valorização de toda as carreiras profissionais, incluindo a criação da carreira do Técnico Auxiliar de Saúde.

− A contagem do tempo de Serviço anterior a 2018, dos trabalhadores com Contractos Individuais de Trabalho

− Resolução imediata das injustiças salariais, entre as diferentes carreiras pelo facto da Tabela Remuneratória Única não ter acompanhado as alterações ao S.M.N e à remuneração base da Função Pública, e a valorização salarial de todos os trabalhadores.

O STFPSCentro continua, também, a acompanhar as reivindicações mais gerais, nomeadamente quanto ao aumento salarial de €90 e o SMN para €850, quanto à revogação do SIADAP e à melhoria das regras e fórmulas de aposentação, entre outras.

MANTÉM-TE INFORMADO

E MOBILIZADO!

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro