REN SALARIOS2020A REN - Redes Energéticas Nacionais quer fazer recair sobre os salários dos trabalhadores os “custos” da pandemia. A empresa justifica com os gastos feitos em meios de desinfecção e protecção os baixos valores da sua proposta de actualização salarial, entre os seis euros para os salários mais baixos e 25 euros para os mais altos. “Não chega para um café por dia”, responde a Comissão Negociadora Sindical, contrapondo que só se pode evitar a crise com aumentos substanciais de salários para reactivar a economia.

Comunicado da Fiequimetal aos trabalhadores do grupo REN:

REN regressa à negociação salarial,
mas muito timidamente!

A Administração da REN apresentou, na reunião de hoje, uma alteração da sua proposta de aumento da tabela salarial e clausulas de expressão pecuniária de 0,5% para 0,6 % o que representa uma proposta de um aumento irrisório entre 6€ para os salários mais baixos 25 € para os mais altos. Não chega para um café por dia.

Baseada num discurso miserabilista e catastrófico do que o futuro nos reserva, tentou justificar esta posição com os gastos que foram efectuados em meios de desinfecção e proteção derivados da crise sanitária, descarregando ridiculamente sobre os salários dos trabalhadores os “custos” desta pandemia.

A CNS/ Fiequimetal repudiou imediatamente esta posição da Administração, afirmando que só com aumentos substanciais de salários se pode evitar a crise, pois estes servirão exactamente para reactivar a economia através do aumento ao consumo interno. Curiosa e lamentável a conversa de quem na semana passada, quando distribuíram os dividendos aos accionistas não falou de crise nem de futuros negros, nem procurou poupar para essas eventualidades.

A CNS/ Fiequimetal, mostrando a sua vontade em alcançar um acordo justo alterou a sua proposta inicial de 90€ para 80 € de aumento para cada trabalhador, mantendo todas as outras matérias, apesar da pressão exercida para que retirássemos algumas das reivindicações.

Apelamos a todos os trabalhadores que participem nos plenários e contactos que vamos realizar.

E o COVID 19?

A administração da REN afirmou que tem um plano de retoma da actividade, mas que, por enquanto, a lotação dos edifícios vai estar limitada assim como o tempo de permanência nos mesmos. Só a partir do início de junho, se não existirem indicações da DGS em contrário, o retorno será mais acelerado.

A Administração garantiu que todos os trabalhadores que pensem estar abrangidos em grupo de risco acrescido, devido a uma qualquer situação de saúde, poderão ser consultados pela medicina do trabalho e, dessa forma, ser considerada a sua aptidão para o regresso ou da permanência em casa (teletrabalho).

A CNS/FIEQUIMETAL apela a todos os trabalhadores que coloquem todas as suas dúvidas e questões através dos nossos sindicatos.

A próxima reunião, também por videoconferência, ficou marcada para dia 21-05-2020.

Sindicaliza-te nos sindicatos da Fiequimetal

Defende os teus direitos