20200327Bosch Braga arquivo 800O SITE Norte contestou, desde sempre, a intenção da Bosch Car Multimedia de excluir as horas nocturnas no cálculo dos valores de retribuição para efeitos do lay-off. Agora, as autoridades dão razão ao sindicato.

O sindicato tinha razão, a empresa tem de incluir as horas noturnas no lay-off - congratula-se o SITE Norte, num comunicado aos trabalhadores da fábrica da Bosch em Braga.

Quando a administração comunicou a sua intenção de avançar para o lay-off, na figura da suspensão, assim como a intenção de não incluir as horas noturnas no cálculo da remuneração a considerar, o sindicato desde logo afirmou que estava errado o entendimento patronal e declarou que não iria permitir abusos, especialmente no momento difícil que os trabalhadores atravessam.

Depois desta tentativa de chamar a administração à razão, foram tomadas as medidas necessárias para repor a justiça.

Ficou agora provado que as instituições estatais da área do trabalho acompanham a posição do sindicato. Depois de todas as diligências, a inspeção do trabalho (ACT) irá notificar a empresa para corrigir esta falha.

Podia evitar lay-off

Sobre a prorrogação do lay-off na Bosch, o SITE Norte mantém a sua posição: não ignorando o impacto da COVID-19 no sector automóvel e, por consequência, para a empresa, esta pertence a um grupo robusto, que historicamente demonstrou ser capaz de ultrapassar os piores períodos da história recente, com capital e com lucros que têm crescido significativamente, pelo menos, na última década. A Bosch também recebe constantemente apoios comunitários e estatais.

Por todos estes motivos, devia assumir a responsabilidade e garantir a segurança e os salários dos seus trabalhadores.

FONTE: FIEQUIMETAL