rodoviario passafeiros fectrans protestoTrabalhadores e utentes dos serviços públicos vão juntar-se ao STRUP - Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal e à USB/CGTP-IN - União dos Sindicatos do Distrito de Braga, no dia 1 de Junho, às 15:00 horas, na Praça do Município de Vila Verde, para manifestarem o seu protesto e proporem soluções para que haja mais transportes, entre as quais o fim das situações de lay-off nas empresas de transporte urbano/interurbano de passageiros.

Informação à Comunicação Social da União dos Sindicatos de Braga

O PAÍS PRECISA DE TRANSPORTES E NÃO DE LAY-OFF

Para que haja mais transportes que a população precisa, é preciso terminar de imediato com as situações de LAY OFF nas empresas de transporte urbano/interurbano de passageiros.

O Estado Português está a pagar a empresas privadas para que estas estejam paradas, numa altura que há necessidade de maior oferta para proteger os cidadãos. Entretanto, milhares de trabalhadores vem reduzidos os seus salários9 e o dinheiro da Segurança Social suporta a generalidade dos encargos das empresas.

Sendo os transportes públicos de passageiros um serviço fundamental às populações, é necessário garantir, nesta fase de desconfinamento, a protecção da Saúde dos motoristas e dos utentes. Para isso é importante a devida higienização dos veículos entre carreiras.

O STRUP (Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal) e a USB/CGTP-IN (União dos Sindicatos do Distrito de Braga) manifestam o seu protesto:

• Os trabalhadores das empresas de transportes colocados em lay-off estão com uma desregulação de horários que impede uma vida familiar condigna.

• São apoios para as empresas e sacrificios para os trabalhadores e os utentes.

• Trabalhadores que não se podem deslocar para o local de trabalho.

• Estudantes que não se podem deslocar para as escolas.

• Utentes que não se podem deslocar aos serviços públicos, grande parte deles nas cidades.

Na segunda fase de desconfinamento , o transporte das populações assume ainda maior importância, só com o cumprimento do horário de funcionamento das carreiras será possível que a actividade económica regresse. Isto não vai acontecer com horários de fim çte semana!

Há empresas que fixaram horários ao público com designação Plano de Contingência, que suprimem essas mesmas circulações, ficando por realizar muitos horários e carreiras. Um claro desrespeito pelos utentes, perante o qual as autarquias já deveriam ter tomado uma posição, porque isto contraria todo o sentido dos princípios do serviço publico de transportes!

O Governo afirma que tem apoiado as empresas privadas do sector rodoviário de passageiros, na base do histórico, ou seja, nos valores pagos em situação de funcionamento normal, mas no essencial as empresas privadas ainda estão com trabalhadores em lay-off quando é necessário que haja mais oferta tendo em conta o aumento da procura e de forma a garantir as normas de distanciamento determinadas pelo governo (lotação 2/3).

O transporte público não é uma actividade sazonal, e prova disto é a manutenção deste serviço mesmo em tempos de emergência.

Por este motivo, o STRUP, com o apoio da USB/CGTP-IN, irá desenvolver uma acção de luta no dia 1 de Junho às 15h na Praça do Município de Vila Verde, onde se juntarão trabalhadores e utentes dos serviços públicos para manifestarem o seu protesto e proporem soluções.

FONTE: União dos Sindicatos de Braga