Apoiar os Enfermeiros do AlgarveCom uma petição on-line que já ultrapassou as 1000 assinaturas, os enfermeiros exigem que ARS - Administração Regional de Saúde do Algarve e o CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve cumpram os compromissos escritos em ata, que assumiram em 2019, para o descongelamento da progressão na sua carreira.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses apela à subscrição e divulgação da Petição Pública, que pode ser assinada por qualquer cidadão.

As administrações das instituições de saúde algarvias, que agora exigem o máximo aos enfermeiros, são as mesmas que se comprometeram a contar todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na Carreira até ao final de 2019.
A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), assinou o acordo a 20 de Setembro 2019.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinou a 4 de fevereiro 2019, assumindo que não discriminaria os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) relativamente aos colegas com Contrato de Trabalho em Funções Públicas (CTFP).
Não cumpriram e voltaram-lhes as costas!
O congelamento das progressões nas carreiras, associado à alteração das regras de progressão determinou a perda, irrecuperável, de 70% do tempo de serviço. O que os enfermeiros exigem – e lhes foi prometido – é que os restantes 30% de tempo de serviço sejam contados. Não fazê-lo implica apagar toda a experiência e formação que colocam ao serviço da população, tendo como consequência pagar o mesmo vencimento tenha o enfermeiro 1 dia de trabalho ou 10, 15 ou 20 anos.

FONTE: SEP