dhl plenario greveOs trabalhadores da DHL decidiram, em plenário, realizar uma Semana Nacional de Luta de greves parciais, desde 22 até 26 de Junho, entre as 09:00 e as 10:00 horas, com piquete de greve à porta da empresa. Os trabalhadores reivindicam melhores condições de saúde, higiene segurança, o aumento geral dos salários de todos os trabalhadores e a reposição do horário da pausa.

Folha Sindical dos Trabalhadores da DHL Suplly Chain:

Vamos à luta para defender a saúde e os direitos dos trabalhadores!

Hoje como sempre, o CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comercio Escritórios e Serviços de Portugal) está na linha da frente da defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores e da luta pelo emprego, pelos salários.

O CESP considera que é preciso assegurar o aumento geral dos salários de todos os trabalhadores e valorizar as carreiras profissionais, as qualificações, as competências e a experiência profissional, dinamizar e negociar a contratação colectiva assegurando os direitos, para garantir uma vida mais digna aos trabalhadores e às suas famílias e responder à necessidade de recuperação e dinamização da economia.

A resolução dos problemas dos trabalhadores e a resposta às suas reivindicações e anseios requer, em primeiro lugar, a sindicalização, a eleição de delegados sindicais e representantes para a segurança e saúde no trabalho; requer, em simultâneo, a intensificação da acção e da luta reivindicativa.

Afirmando como condições urgentes e essenciais para garantir uma vida melhor, para reduzir o impacto económico actual da epidemia e para acelerar o crescimento económico no período pós-COVID-19, os trabalhadores exigem:

Condições de saúde, higiene, segurança e avaliação de riscos nos locais de trabalho, protegendo todos os trabalhadores; afirmar a segurança e saúde no trabalho como um investimento essencial para garantir as condições de trabalho;

O aumento geral dos salários de todos os trabalhadores em 90€/mês e a fixação do salário mínimo nacional nos 850€ a curto prazo, bem como a valorização de todas as profissões e carreiras;

Reposição do horário da pausa num dos períodos de trabalho diário para todos os trabalhadores.

O CESP rejeita a política de agravamento da exploração e empobrecimento de atropelo dos direitos e assume o compromisso de levar a cabo uma ampla acção de esclarecimento, mobilização e luta, reforçando a unidade dos trabalhadores, a sua sindicalização e organização, para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Assim, os trabalhadores em plenário decidiram realizar uma Semana Nacional de Luta com greves parcial nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de Junho de 2020, entre as 09h e as 10h, com piquete de greve à porta da empresa.