cartazete LisboaA União dos Sindicatos de Lisboa promove, hoje, a partir das 16:00, uma concentração no Rossio, seguida de desfile até à Praça do Município.

Com a presença e intervenção da Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, esta iniciativa é uma acção de protesto, de indignação e de luta contra a exploração e pela valorização dos trabalhadores, por uma política alternativa que defenda e salvaguarde os trabalhadores, os pensionistas e as suas famílias.

Nota à Comunicação Social da União dos Sindicatos de Lisboa:

ACÇÃO DE LUTA EM LISBOA
25 DE JUNHO - 16H00
CONCENTRAÇÃO ROSSIO
DESFILE PÇA. DO MUNICÍPIO

A Semana de luta trouxe para a rua o que durante alguns meses, por força da pandemia, se encerrou em casa.

As acções de luta desenvolvidas durante esta Semana de Luta pelos Sindicatos da CGTP-IN no Distrito de Lisboa, deram voz a milhares de trabalhadores de inúmeros sectores de actividade, empresas e serviços, na sua luta pela defesa da saúde e dos direitos!

Hoje vivemos uma situação calamidade social, com impacto significativo no distrito de Lisboa. A epidemia expôs de uma forma clara e violenta, para a qual contribui, o modelo de baixos salários, trabalho precário e o ataque aos direitos.

Alguns números ilustram o drama da situação social de como se vive e trabalha no distrito:

- Perto do 80 mil trabalhadores desempregados, o que corresponde a um aumento de 44% de desemprego no distrito de Lisboa;

- Quase metade (48%) dos inscritos não recebe subsídio de desemprego;

- 27.505 Empresas em Lay-off, corresponde a 24% das empresas que, no país recorreram ao Layoff;

- Entre Março e Abril, mais de 260 famílias em Lisboa passaram a precisar de recorrer ao rendimento Social de Inserção (o que corresponde a mais de 30 % das novas famílias que, no país, estão nesta situação).

Esta Iniciativa é uma acção de protesto, de indignação e de luta contra a exploração e pela valorização dos trabalhadores, por uma política alternativa que defenda e salvaguarde os trabalhadores, os pensionistas e as suas famílias.