STAL PSML 20200623Os trabalhadores da Parques de Sintra – Monte da Lua, discutiram o impasse nas negociações do Acordo de Empresa entre a Administração da PSML e o STAL, bem como o despedimento dos trabalhadores com vínculo à MultiTrab, ocorrido em Março deste ano, e a possibilidade de despedimento dos restantes.

Nota à Imprensa do STAL:

TRABALHADORES DA PARQUES DE SINTRA – MONTE DA LUA
Continuar a Luta por um Acordo de Empresa e contra os despedimentos dos Trabalhadores com vínculos precários

Integrada na Semana Nacional de Luta da CGTP de 22 a 26 de Junho, os trabalhadores da Parques de Sintra – Monte da Lua, reunidos em plenário no dia 23 de Junho, frente ao Palácio da Vila, discutiram o impasse nas negociações do Acordo de Empresa entre a Administração da PSML e o STAL, bem como o despedimento dos Trabalhadores com vínculo à MultiTrab, ocorrido em Março deste ano, e a possibilidade de despedimento dos restantes.

Sobre o AE, os trabalhadores decidiram que se deveria enviar a proposta de AE do STAL ao novo Ministro das Finanças e Secretário de Estado do Tesouro, com um prazo de resposta a essas reivindicações.

Sobre o despedimento dos Trabalhadores da MultiTrab que prestam serviço na PSML, o plenário assumiu que devem ser o mais brevemente reintegrados. Não aceitam qualquer despedimento futuro e continuam a debater-se para a integração desses trabalhadores nos quadros da PSML.

A PSML é uma empresa de capitais públicos, com lucros que rondam os 9 Milhões de euros nos últimos 4 anos, distribuídos pelos vários accionistas (Estado Central e Câmara Municipal de Sintra), e que não podem utilizar a pandemia para se desresponsabilizar desses trabalhadores.

“Este não é o momento de fazer despedimentos” – disse o Primeiro-ministro em Março de 2020.

Numa altura de uma crise nunca antes vista, a PSML está a contribuir para uma segunda crise económica, que se não forem tomadas medidas concretas, afectará tantas ou mais pessoas que o Covid-19.

Ficou decidido também que, se não houver uma resposta concreta a estas justas reivindicações, os trabalhadores irão encontrar formas de luta de forma a demonstrar o seu descontentamento.

STAL