praia lota resotOntem, depois de terem participado num plenário com dirigentes sindicais, os trabalhadores do o Praia da Lota Resort foram chamados, um a um, à direcção da empresa para serem informados que, por isso, os seus contratos não seriam renovados. Uma trabalhadora que estava no período experimental foi imediatamente despedida.

Comunicado de Imprensa do Sindicato de Hotelaria do Algarve:

PRAIA DA LOTA RESORT NÃO RESPEITA LIBERDADE SINDICAL

Os trabalhadores do Praia da Lota Resort, sito em Manta Routa, Vila Nova de Cacela, estão a ser alvo de repressão patronal por terem participado no plenário de trabalhadores realizado hoje, dia 30 de Junho. Depois de terminado o plenário, onde os dirigentes sindicais informaram os trabalhadores dos seus direitos e deveres, estes foram chamados um a um à direcção da empresa para serem informados de que os seus contratos não seriam renovados por terem participado no referido plenário.

Uma das empregadas de andares, contratada no dia 3 de Junho para fazer a época alta, que ainda estava no período experimental, foi imediatamente despedida, num quadro em que o número de empregadas de quartos é alegadamente insuficiente para fazer face à quantidade de trabalho a que é preciso dar resposta. Outras empregadas de andares, que o prazo dos contratos terminam nas próximas semanas, também foram informadas que os seus contratos não serão renovados por terem estado presentes na reunião de trabalhadores.

Esta situação configura uma grave violação dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente o direito à liberdade sindical e à actividade sindical na empresa, consagrado no Código do Trabalho e na Constituição da República Portuguesa. Depois de ter conhecimento de tal atropelo aos direitos dos trabalhadores, o sindicato solicitou de imediato a intervenção urgente da Autoridade para as Condições do Trabalho.

O Sindicato da Hotelaria da Hotelaria repudia veemente esta atitude antidemocrática da direcção do Praia da Lota Resort e exige a reposição imediata da normalidade democrática na empresa.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela ao reforço da unidade dos trabalhadores contra esta atitude persecutória da direcção do Praia da Lota Resort, assumindo o compromisso de continuar a acompanhar a situação e tudo fazer para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e cumpridos.

No seguimento do plenário, onde foram discutidas também as propostas para melhorar os salários e as condições de trabalho, o sindicato irá solicitar uma reunião à direcção da empresa com vista a alcançar-se um acordo que se traduza numa melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.