O grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection está a forçar cerca de 17 recepcionistas dos 5 campos de golfe que o grupo gere em Vilamoura a limpar os quartos dos hotéis que o grupo também detém em Vilamoura. O Sindicato da Hotelaria do Algarve já solicitou a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalh e está a analisar a situação do ponto de vista jurídico para aferir da possibilidade das medidas a tomar a este nível.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve

DOM PEDRO HOTELS & GOLF COLLECTION FORÇA RECEPCIONISTAS DE GOLFE A LIMPAR QUARTOS DE HOTEL

O grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection está a forçar cerca de 17 recepcionistas dos 5 campos de golfe que o grupo gere em Vilamoura a limpar os quartos dos hotéis que o grupo também detém em Vilamoura. Algumas trabalhadoras estão a resistir corajosamente a esta arbitrariedade da administração e, por isso, estão a ser alvo da repressão e coação patronal, nomeadamente, sendo alvo de ameaças de despedimento, humilhações em frente aos colegas e atitudes persecutórias.

Confrontado com a denúncia destas situações, o Sindicato da Hotelaria do Algarve já solicitou a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho. Além disso, o sindicato está a analisar a situação do ponto de vista jurídico para aferir da possibilidade das medidas a tomar a este nível.

O sindicato está a acompanhar a situação e a apoiar os trabalhadores a oporem-se a esta decisão ilegal, tendo convocado um plenário de trabalhadores para amanhã, dia 09 de Julho, para as 14h30, para analisar a situação com os trabalhadores e decidir as medidas a tomar, que se irá realizar na rua junto aos hotéis Dom Pedro Marina e Dom Pedro Portobelo.

Este é mais um grave atropelo aos direitos dos trabalhadores que se está a verificar na região do Algarve, justificado pelo patronato do sector do turismo com a COVID-19, sector que regista recordes históricos sucessivos desde 2013 e que agora aproveita o surto epidémico, causado pelo novo coronavírus, para aumentar ainda mais a exploração e retirar direitos aos trabalhadores.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve repudia esta atitude da administração desta multinacional do sector do turismo e apela aos trabalhadores para não aceitarem este atropelo aos seus direitos, para se sindicalizarem, organizarem e lutarem pelo cumprimento dos seus direitos.