vilanova resort rgtOs trabalhadores do Vilanova Resort, em Albufeira, estiveram concentrados, ontem, em frente à Região de Turismo do Algarve (RTA), para denunciar os quatro meses de salários em atraso e solicitar a intervenção da RTA para ajudar na resolução deste problema que afecta cerca de 40 trabalhadores e suas famílias.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve:

TRABALHADORES DO VILANOVA RESORT ESTIVERAM À PORTA DA REGIÃO DE TURISMO DO ALGARVE PARA DENUNCIAR OS SALÁRIOS EM ATRASO E O CONFISCO DOS APOIOS DA SEGURANÇA SOCIAL

Os trabalhadores do Vilanova Resort, em Albufeira, estiveram concentrados, hoje [ontem], dia 13 de Junho, em frente à Região de Turismo do Algarve, para denunciar os 4 meses de salários em atraso e solicitar a intervenção da RTA para ajudar na resolução deste problema que afecta cerca de 40 trabalhadores e suas famílias.

Além disso, os trabalhadores exigem a reabertura do empreendimento e o regresso aos seus postos de trabalho, tendo em conta que havia reservas para os próximos meses mas as mesmas foram recusadas pela administração do empreendimento turístico.

Durante o protesto, uma delegação composta por António Goulart, coordenador da União dos Sindicatos do Algarve/CGTP-IN, Tiago Jacinto, coordenador do Sindicato da Hotelaria do Algarve e duas trabalhadoras do Vilanova Resort, em representação dos restantes trabalhadores, foram recebidos por João Fernandes, Presidente da RTA, que se mostrou sensibilizado para o problema e prometeu desenvolver alguma deligências junto de várias entidades oficiais e o Governo, para que os trabalhadores possam ter algum apoio imediato para fazerem face às suas necessidades básicas e tentar encontrar uma solução para estes trabalhadores.

O Sindicato já pediu a intervenção da Autoridade das Condições do Trabalho mas até ao momento não obteve qualquer informação formal sobre a situação. Numa reunião, na Unidade Local de Faro da ACT, a pedido do sindicato, realizada no dia 6 de Junho, o sindicato foi informado de que a ACT não iria fazer participação ao Ministério Público pelo facto da empresa ter recebido as verbas da Segurança Social referentes ao lay-off simplificado e não ter ainda pago qualquer valor aos trabalhadores. O Sindicato está a ponderar fazer essa participação ao Ministério Publico, sendo que o Sindicato considera que essa é uma responsabilidade e um dever da ACT, não compreendendo porque é a que a ACT não toma a iniciativa.

O sindicato também pediu uma reunião à Segurança Social, a qual está marcada para o próximo dia 15 de Julho.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma a sua determinação de fazer tudo o que estiver ao seu alcance até que se faça justiça para com estes trabalhadores, que estão a sofrer bastante com as dificuldades causadas por esta atitude da administração do Vilanova Resort, e que os responsáveis por esta situação sejam responsabilizados.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela à unidade e determinação dos trabalhadores para continuar a luta até que os salários sejam pagos e até regressarem aos seus postos de trabalho.

Faro, 13 de Julho de 2020