Numa iniciativa da Federação dos Sindicatos de Hotelaria para resolver a situação dos 120 trabalhadores dos bares dos comboios da CP, que têm em risco o salário de Julho e o futuro dos postos de trabalho, está agendada para hoje à tarde uma reunião no Ministério do Trabalho, com a presença confirmada da concessionária Risto Rail (do grupo LSG/Lufthansa) e da CP, estando ontem por confirmar a participação do Ministério das Infraestruturas.

A Lufthansa afirma que a CP não paga, desde Março, e que tem um prejuízo de 1,1 milhões de euros na concessionária do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades. Numa reunião com a Federação dos Sindicatos de Hotelaria, a empresa garantiu que não vai transferir mais um cêntimo para Portugal. Fica em causa o pagamento dos salários de Julho aos 120 trabalhadores e o futuro dos postos de trabalho.

Comunicado de imprensa da FESAHT:

LUFTHANSA AMEAÇA NÃO TRANSFERIR MAIS NENHUM CÊNTIMO PARA PORTUGAL E PÕE EM CAUSA O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DE JULHO E O EMPREGO DE 120 TRABALHADORES

Realizou-se no passado dia 14 do corrente uma reunião entre a Risto Rail, Ld.ª , concessionária do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades e a FESAHT para analisar a situação social da empresa-

A Risto Rail, Ld.ª, pertencente ao grupo LSG/Lufthansa, reafirmou que a CP – Comboios de Portugal, mantém a suspensão do serviço de refeições dos bares dos comboios; que a CP considera o serviço irrelevante; que a CP não paga o serviço desde março; que a Lufthansa tem um prejuízo de 1,1 milhões de euros e que não vai transferir mais um cêntimo para Portugal, pelo que o pagamento dos salários de julho aos 120 trabalhadores está em causa, bem como o futuro dos postos de trabalho.

Entretanto, a pedido da FESAHT, está agendada uma reunião para amanhã, no Ministério do Trabalho, pelas 14:30 horas, com a presença confirmada da Risto Rail e CP, faltando confirmar a presença do Ministério das Infraestruturas.

Lisboa, 16 de julho de 2020