A CP e a concessionária Risto Rail não se entendem quanto à situação dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades. Cada uma tenta aproveitar-se da crise sanitária para pagar menos ou receber mais, conforme o caso. Os trabalhadores exigem a ocupação efetiva dos postos de trabalho e o exercício de funções profissionais, o pagamento dos salários a 100% e a garantia dos postos de trabalho. Os 120 trabalhadores que terminam o regime lay-off amanhã vão apresentar-se ao serviço no sábado em Campanha e Santa Apolónia.

Comunicado de imprensa da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal:

REUNIÃO INCONCLUSIVA MANTÉM INSEGUROS OS SALÁRIOS E OS POSTOS DE TRABALHO NOS BARES DOS COMBOIOS

Realizou-se hoje nova reunião no Ministério do Trabalho para analisar a situação social nos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, desta vez com a presença da CP – Comboios de Portugal.

O Ministério das Infraestruturas não esteve presente na reunião.

Foi possível esclarecer melhor a situação devido à presença da CP.

Contudo, a reunião não foi conclusiva, não foi possível obter nenhum acordo, a CP e a Risto Rail não se entendem, cada um tenta aproveitar-se da crise sanitária para pagar menos ou receber mais, conforme o caso.

Os trabalhadores exigem a ocupação efetiva dos postos de trabalho e o exercício de funções profissionais, o pagamento dos salários com 100% e a garantia dos postos de trabalho.

As empresas comprometeram-se, ainda hoje, a retomar as negociações tendo em vista a obtenção de um acordo até ao final do dia de amanhã.