Alfa Pendular New 640Numa tomada de posição que começa por exprimir pesar pelo falecimento de dois trabalhadores e solidariedade com as dezenas de feridos, a Federação dos Sindicatos dos Transportes exige um inquérito aprofundado ao acidente ferroviário em Soure, que não se refugie no estafado argumento da “falha humana”. E quer que o resultado do inquérito seja célere e tornado público, acompanhado de medidas para evitar acidentes similares.

Posição da FECTRANS sobre acidente ferroviário:

Relativamente ao acidente ferroviário de hoje, a FECTRANS/CGTP-IN tem a referir o seguinte:

• Manifesta o seu pesar pelo falecimento de dois trabalhadores e transmite as condolências aos seus familiares e a toda a família ferroviária;
  • Manifesta a solidariedade com as dezenas de feridos, esperando uma rápida recuperação;
  • Exige do Ministério da Tutela que o inquérito anunciado aprofunde as causas que estão na base deste acidente, dos eventuais erros e das falhas técnicas que possam ter acontecido;
  • Que não se refugie no estafado argumento da “falha humana” que mais não serve do que desviar a atenção das verdadeiras causas;
  • Que o resultado do inquérito, que deve ser célere, seja tornado público acompanhado de um conjunto de medidas a implementar de modo a evitar eventuais repetições de acidentes similares;
  • O caminho de ferro tem que continuar a ter a confiança dos utentes quanto à sua segurança e fiabilidade, elemento necessário para se ter um verdadeiro sistema de transportes de que o País carece.