A Federação dos Sindicatos dos Transportes e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário acusam a administração da IP - Infraestruturas de Portugal de antecipar culpados para desculpar as suas responsabilidades nas causas do acidente com o comboio Alfa Pendular, ocorrido em Soure, e pede ao ministro da tutela que a substitua. Se a administração da IP tivesse dado cumprimento às recomendações a que estava obrigada teria evitado o acidente, consideram aquelas organizações sindicais.

Informação da Fectrans:

Administração da IP pretende antecipar conclusões do inquérito

Numa altura em que decorre um inquérito para apurar as causas do acidente de Soure, a administração veio já dizer quem são os culpados, para procurar desculpar as causas, o que entendemos ser de todo inaceitável, pelo que a FECTRANS e o seu sindicato do sector – o SNTSF – defendem a sua demissão de imediato.

A administração foi clara a atribuir culpas e depois procurou justificar a sua incapacidade de implementar as recomendações a que estava obrigada, que se o tivesse feito, como todos reconhecem, teria evitado o acidente.

Esta é uma administração que está já fora de prazo, como se comprovou pelas diversas contradições relativamente sobre o assunto em análise.

É altura do Ministério da Tutela substituir esta administração incapaz de dar prioridade a um assunto importante para evitar acidentes ferroviários e devolver à ferrovia o que é da ferrovia, concentrando nesta a gestão unificada de todos os seus segmentos – operação, infraestruturas e manutenção.