sep 28072020 ARSLVT denuncia 640Há mais de dois anos que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denuncia e exige respostas à ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que resolvam os problemas que afectam a profissão. Mas as respostas não chegam. Amanhã, 6 de Agosto, os enfermeiros fazem uma acção de denúncia junto à ARSLVT.

Npta à Imprensa do SEP:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não resolve e agrava as injustiças para com os Enfermeiros!

ACÇÃO DE DENÚNCIA, junto à ARSLVT, e CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, 6 de agosto, às 11H30

O SEP há mais de 2 anos que tem denunciado e exigido respostas ao Conselho Directivo (CD) da ARSLVT para que resolvam os problemas que afectam os enfermeiro. Os responsáveis institucionais continuam sem apresentar propostas de resolução.

Apesar das múltiplas situações injustas os enfermeiros da ARSLVT demonstraram a sua dedicação e abnegação e, até com sacrifício da sua vida pessoal e familiar estiveram e estão, na linha da frente, no combate à Pandemia.

Face ao agravamento das situações o SEP enviou uma carta ao Conselho Diretivo, a 29 de Junho, apresentando propostas de resolução e disponibilidade para reunião conjunta.

Porque continuam sem dar respostas nem apresentam qualquer proposta ou plano de resolução dos problemas dos quais destacamos:

- A correcta contabilização de Pontos e reposicionamento remuneratório desde janeiro de 2018. Muitos destes enfermeiros exercem há mais de 20 anos e injustamente, auferem o mesmo salário mensal, que os colegas que terminam o seu 1.º mês de trabalho;

- Contagem correcta dos Pontos, para o respectivo reposicionamento remuneratório a muitos outros Enfermeiros, por alegadamente não terem Avaliação do Desempenho;

- A transição para a respectiva categoria - decorrente da alteração da Carreira de Enfermagem - de muitos Enfermeiros Especialistas, a generalidade dos quais a exercerem ou já exerceram:

-- Cargos de chefia ou,

-- Legitimamente, os seus Direitos de Parentalidade.

- A contratação imediata de mais enfermeiros, mas também de outros trabalhadores, designadamente, de Auxiliares e de Motoristas,

É incompreensível que o Conselho Diretivo da ARSLVT e o Governo reconheçam publicamente que os enfermeiros são imprescindíveis e, foram e continuam a ser determinantes no combate à Pandemia, mas não assumam a resolução das injustiças, que se agravam, com o arrastamento das mesmas.