Ex trabalhadores da Cofaco do PicoOs ex-trabalhadores da Cofaco do Pico vão enviar um abaixo-assinado à ministra do Trabalho. Exigem a aplicação imediata da resolução aprovada na Assembleia da República, que determina a majoração dos apoios sociais aos funcionários despedidos em 2018. O sindicato que representa estes trabalhadores alerta para a gravidade do problema e adianta que há mesmo situações de carência alimentar.

Declarações de Vítor Silva, coordenador do SITACEHT Açores.

VER VÍDEO | RTP Açores - Telejornal

Nota Informativa do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços, Hotelaria e Turismo dos Açores:

Situação dos ex-trabalhadores da COFACO do Pico

Os ex-trabalhadores da COFACO do Pico, reunidos em Plenário, no dia 12 de agosto, pelas 16h00, no Salão Nobre da Camara Municipal da Madalena, do Pico decidiram enviar um abaixo-assinado ao Governo da Republica, para exigir o cumprimento urgente do artigo 55.º do Orçamento do Estado para 2020 e da Resolução da Assembleia da República n.º 242/2018, de 8 de agosto, de apoio social aos trabalhadores da COFACO do Pico, que facilita o acesso, majoração de valor e prolongamento da duração de apoios sociais aos trabalhadores da fábrica COFACO do Pico, na Região Autónoma dos Açores, que se encontrem em situação de desemprego.

A aprovação destas medidas foi motivada pela preocupação suscitada com as consequências sociais do encerramento, na ilha do Pico, da empresa conserveira detentora da marca Bom Petisco.

Estas medidas devem ser aplicadas até ao final do mês e com atribuição dos respetivos retroativos ao mês em que os trabalhadores deixaram de auferir o subsídio de desemprego.

Os ex-trabalhadores da COFACO do Pico e as suas famílias estão a passar por momentos difíceis, porque para além de estarem desempregados, uma parte significativa já perdeu ou vai perder o subsídio de desemprego nos próximos meses. Dos trabalhadores que perderam o subsídio de desemprego, alguns ficaram sem qualquer rendimento, porque não tiveram direito ao subsídio social de desemprego subsequente.

Tendo em conta a situação, foi também decidido enviar uma cópia do dossier, para o Presidente do Governo Regional dos Açores, para que este possa interceder junto da Governo da República, solicitando o urgente cumprimento do artigo 55 do Orçamento de Estado para 2020 e da Resolução da Assembleia da República n.º 242/2018, de 8 de agosto.

Para os ex-trabalhadores e para os picoenses em geral é essencial a majoração dos apoios sociais para os trabalhadores, para as suas famílias e para a economia da Ilha, possibilitando assim que não haja uma perda muito significativa do poder de compra e permitindo que o tecido empresarial tenha mais tempo e espaço para se adaptar e ultrapassar a situação.

Angra do Heroísmo, 13 de agosto, de 2020