such greve00Os trabalhadores do SUCH da Região Norte, das cantinas dos hospitais de São João e Pedro Hispano, da lavandaria do Hospital Magalhães Lemos, das rouparias dos hospitais de São João e Santo António e dos resíduos e manutenção vão realizar uma concentração de protesto à porta do hospital de São João, dia 27, a partir das 8 horas e será dada uma conferência de imprensa pelas 9:30 horas no local para fazer o balanço da greve.

Os trabalhadores do Such da Região Centro, vão realizar uma concentração de protesto dia 27 de agosto, frente ao Hospital São Teotónio, em Viseu, pelas 9:00 horas e será dada uma conferência de imprensa pelas 9:30 horas no local para fazer o balanço da greve concentração de protesto dia 28 de agosto, frente ao Hospital HUC em Coimbra pelas 8:00 horas, onde darão uma conferência de imprensa pelas 9:00 horas para fazer o balanço da greve.

»»»»»»»»»
A Administração do SUCH recusa negociar aumentos salariais e demais propostas sindicais.

A administração do SUCH tinha-se comprometido com a FESAHT a apresentar uma proposta de aumentos salariais, mas deu o dito por não dito.

Esta decisão do SUCH é uma afronta aos trabalhadores, dados que a esmagadora maioria destes recebem apenas o salário mínimo nacional.

Além disso, com esta posição, o SUCH recusa também a compensação complementar decidida na Assembleia da República para os trabalhadores do SNS, sendo que os trabalhadores do SUCH foram equiparados aos funcionários públicos, designadamente os que trabalham nas cantinas, lavandarias, resíduos e manutenção hospitalar.

Por outro lado, as condições de trabalho continuam horríveis e violentas para estes trabalhadores, devido à falta de pessoal, às condições obsoletas dos equipamentos e instalações, à ausência de proteção devida dos trabalhadores e testes de despistagem da Covid-19.

Os trabalhadores têm desenvolvido lutas em todas as unidades a nível nacional, mas a administração do SUCH não dá ouvidos aos trabalhadores e seus representantes.

Por estas razões, está convocada uma greve a nível nacional para os dias 27 e 28 do corrente, para exigir:

AUMENTOS SALARIAIS DE 90 EUROS;

REDUÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS;

PAGAMENTO DO SUBSÍDIO DE RISCO DE 7%;

PAGAMENTO DO TRABALHO AO FIM DE SEMANA COM MAIS 1 EURO/HORA;

ATUALIZAÇÃO DO SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO PARA 5,10 EUROS;

CRIAÇÃO DE UM REGIME DE 5 DIUTURNIDADES, COM 20 EUROS CADA;

ATRIBUIÇÃO DE UMA COMPENSAÇÃO EXTRAORDINÁRIA COVID-19;

CRIAÇÃO DE UM COMPLEMENTO DE DOENÇA E DE ACIDENTES;

REALIZAÇÃO DOS TESTES DE DESPISTAGEM DA COVID-19;

REFORÇO DO QUADRO DE PESSOAL.

 

Lisboa, 25 de agosto de 2020

 

Fonte: Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal