tst strupOs Transportes Sul do Tejo estão a abordar os trabalhadores no sentido de assinarem a transferência de local de trabalho sob pena de, se o não fizeram, não salvaguardarem no futuro o seu posto de trabalho, segundo chegou ao conhecimento do STRUP – Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos. O sindicato alerta os trabalhadores, cujos direitos estão protegidos pelo acordo de empresa e pela lei, que não se precipitem a tomar atitudes que poderão revelar-se prejudiciais.

A advertência é feita pelo sindicato numa informação onde traça o contexto da preparação do próximo plenário de trabalhadores, a realizar este mês, sobre a situação social na empresa, o caderno reivindicativo e a situação resultante do concurso de exploração das concessões até agora detidas pela empresa.

INFORMAÇÃO DO STRUP AOS TRABALHADORES DA TST:

Como já havíamos informado os trabalhadores da TST, seria indispensável realizar um plenário geral para permitir que todos os trabalhadores possam participar no debate acerca do ponto da situação social na empresa, quanto ao seu caderno reivindicativo e também no que respeita à futura situação resultante do concurso de exploração das concessões até agora detidas pela empresa.

Para o efeito os sindicatos solicitaram uma reunião à empresa para, com conhecimento de causa, possamos preparar o referido plenário tendo em conta que circula muita informação que, a confirmar-se, já deveria ter sido transmitida aos representantes dos trabalhadores. A reunião com a empresa está marcada para o próximo dia 17 de Setembro pelas 15.00 horas na sede da empresa.

Entretanto os sindicatos farão entre si uma reunião para determinar o dia e local do plenário que deverá ocorrer até ao próximo dia 22 de Setembro. O plenário será realizado ao abrigo da alínea b) do nº.1 do artigo 461º da lei nº.7/2009 de 12 de Fevereiro, articulado com o disposto no artigo 420º da referida Lei, ou seja no âmbito do crédito anual de horas a que cada trabalhador tem direito, exactamente da mesma forma que foi realizado o ultimo plenário.

CUIDADO

Chegou ao nosso conhecimento que os trabalhadores estarão a ser contactados por representantes da empresa no sentido de assinarem a transferência de local de trabalho sob pena de, se o não fizeram, não salvaguardarem no futuro, o seu posto de trabalho.

Apelamos aos trabalhadores, cujos direitos estão salvaguardados pelo acordo de empresa e pela lei que não se precipitem a tomar atitudes que poderão revelar-se prejudiciais.

Aguardem a realização do plenário onde todas estas situações deverão ficar clarificadas.

Lisboa, 10 de Setembro de 2020