Efacec IMAGEM ARQUIVOO Site-Norte acusou hoje a administração da Efacec de "atropelo aos direitos" e à "liberdade sindical" ao rejeitar ceder as instalações para um plenário.

"Pedimos a realização de um plenário para hoje e a administração rejeitou ceder as instalações, alegando que não havia condições sanitárias. Dissemos que estávamos dispostos a fazer o plenário no exterior, mas continuaram a dizer que não aceitavam. Dissemos então que faríamos vários plenários em pequenos grupos, mantendo a distância de dois metros [entre os participantes] e com uso de máscara, mas, numa atitude intransigente, nunca estiveram abertos ao diálogo e disseram sempre que não, invocando a saúde dos trabalhadores", disse à agência Lusa o dirigente sindical Miguel Moreira.

De acordo com Miguel Moreira, o objetivo do plenário de hoje era "falar com os trabalhadores sobre o que se passou durante o 'lay-off'", que terminou em 31 de julho, mas durante o qual o sindicato diz ter havido "a subcontratação de empresas externas para substituir funcionários".

Outro dos temas em cima da mesa seria a nacionalização da empresa.

Segundo o dirigente sindical, o sindicato reuniu "centenas de assinaturas" de trabalhadores num abaixo assinado que pretende entregar ao Governo no próximo dia 24, em que tem agendadas reuniões com vários grupos parlamentares, exigindo "a nacionalização definitiva da Efacec e a defesa dos postos de trabalho".

Fonte: Notícias ao Minuto  (Ler notícia completa...)