eurest greve 640A concessionária do serviço de refeições das cantinas escolares do município do Porto, Eurest, contratava todos os anos os trabalhadores em Setembro e despedia-os em Junho ou Julho do ano seguinte. Como se isso não fosse já suficientemente mau, este ano decidiu não admitir nenhum trabalhador e recorrer a empresas de trabalho temporário que, por sua vez, estão a contratar os trabalhadores apenas por 3 meses (meados de Setembro a meados de Dezembro).

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte:

EUREST EMPURRA PARA AS EMPRESAS DE TRABALHO TEMPORÁRIO 200 TRABALHADORES DAS CANTINAS ESCOLARES DO PORTO
Sindicato convoca greve de protesto para dia 24 de setembro

A Eurest é a concessionária do serviço de refeições das cantinas escolares do município do Porto.

Mais de 90% dos trabalhadores têm vínculos precários. A Eurest contrata todos os anos os trabalhadores em setembro e despede-os em junho ou julho do ano seguinte.

Este ano, em lugar de contratar diretamente os trabalhadores, como faz habitualmente, a Eurest decidiu não contratar nenhum trabalhador diretamente e empurrou os trabalhadores para empresas de trabalho temporário.

Estas empresas de trabalho temporário estão a contratar os trabalhadores apenas para 3 meses (meados de setembro a meados de dezembro) e não para todo o ano letivo, como é habitual.

Nestas contratações, há trabalhadores com mais de 20 anos sucessivos de trabalho nas cantinas escolares do município do Porto e este ano estão a ficar de fora das contratações, sem emprego.

Estes trabalhadores, vítimas da precariedade há muitos anos, vêm a mesma agravar-se de forma significativa.

O sindicato protestou junto da Eurest e da Câmara Municipal do Porto, mas não obteve resposta.

Assim, foi convocada uma greve para dia 24 do corrente, com concentração de protesto pelas 8 horas junto à porta da Câmara Municipal do Porto, onde pelas 9:30 horas será dada uma conferência de imprensa e será feito um balanço da greve.