640px Algés ferry in LisbonOs trabalhadores do serviço de bar e restauração dos barcos da Transtejo/Soflusa concentram-se amanhã, quinta-feira, às 08h30, no terminal fluvial do Cais do Sodré, para exigir a retoma da sua actividade, parada desde Março.

Nota à Comunicação Social do Sindicato de Hotelaria do Sul:

CONCENTRAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EUREST A PRESTAR SERVIÇO NOS BARES DOS BARCOS DA TRANSTEJO/SOFLUSA – 1 DE OUTUBRO – 08H30 – TERMINAL FLUVIAL DO CAIS DO SODRÉ

Os Trabalhadores da Eurest, que prestam o serviço de Bar e Restauração nos Barcos da Transtejo/Soflusa, vão realizar uma concentração de protesto no próximo dia 1 de Outubro às 08H30, para denunciar e exigir, a retoma do serviço de Bar nos barcos que asseguram as ligações fluviais entre a margem sul e a capital.

Na Transtejo/Soflusa, desde o passado dia 16 de março que está suspenso o serviço de Bar e Restauração nos barcos da empresa, serviço concessionado à empresa Eurest, e que emprega cerca de duas dezenas de trabalhadores. No actual momento, e após levantada a maioria das restrições para a retoma das actividades de restauração, a Transtejo/Soflusa insiste em manter os bares dos barcos encerrados e justifica essa decisão com o actual momento de pandemia e com as imposições vindas das autoridades de saúde, nomeadamente as emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS). No entanto, o entendimento do sindicato, e dos trabalhadores, é que não existe nenhuma limitação legal que impeça a retoma do serviço dos bares dos barcos, desde que sejam asseguradas todas as mediadas de protecção dos trabalhadores e clientes, bem como, o controlo sanitário exigido para a totalidade dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

É perfeitamente possível compatibilizar a retoma da actividade laboral e assegurar o cumprimento de todas as regras de segurança sanitária para trabalhadores e utentes do serviço publico de transporte fluvial. Os trabalhadores querem retomar a sua actividade laboral com responsabilidade e ocupar os seus postos de trabalho.

Mantendo-se esta situação, e intransigência da Transtejo/Soflusa em manter a Suspensão do serviço de Bar e Restauração nos barcos, pode estar em causa os postos de trabalho de duas dezenas de trabalhadores!

O Sindicato de Hotelaria do Sul, e os trabalhadores da Eurest ao serviço nos bares do Barcos da Transtejo/Soflusa, exigem uma tomada de posição por parte desta empresa do sector empresarial do estado e a abertura imediata de todos os bares dos barcos!