Cantinas BarcelosA Câmara Municipal de Barcelos concessionou a uma empresa externa a exploração das cantinas escolares, mas não acautelou os direitos dos trabalhadores, designadamente as categorias profissionais, a carga horária e os rácios de pessoal. Reunidos ontem em plenário, os trabalhadores decidiram realizar uma greve, no dia 20 deste mês, e vão concentrar-se frente à Câmara Municipal de Barcelos para exigir que não dê cobertura às ilegalidades da empresa e interceda na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A empresa a quem a Câmara Municipal de Barcelos concessionou as cantinas escolares, Uniself, não contratou vários funcionários que trabalhavam nas cantinas há muitos anos, reduziu horários a muitos trabalhadores mas exige mais tarefas, devido à covid-19, impondo ritmos de trabalho intensos. Está também a obrigar os trabalhadores a assinarem contratos sem termo para os poder despedir a qualquer momento e ainda não pagou a totalidade dos direitos dos trabalhadores do ano letivo passado.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte:

TRABALHADORES DAS CANTINAS DAS ESCOLAS DE BARCELOS VÃO ESTAR EM GREVE DIA 20 DE OUTUBRO NA DEFESA DOS SEUS DIREITOS LEGÍTIMOS

O Governo transferiu a competência para gerir as escolas EB 2,3 e Secundárias de alguns concelhos, como é o caso do concelho de Barcelos.

O sindicato preocupado com a situação, chamou a atenção daa Camara Municipal de Barcelos para os direitos destes trabalhadores, decorrentes do Caderno de Encargos da DGEST e da luta travada há vários anos e solicitou uma reunião, mas não obteve qualquer resposta.

A Câmara Municipal de Barcelos fez o concurso público, mas não teve em conta os direitos dos trabalhadores, designadamente categorias, carga horária e rácios de pessoal.

A Uniself, S. A. ganhou o concurso público e, aproveitando-se da situação, não contratou vários trabalhadores que trabalhavam nas cantinas escolares de Barcelos há muitos anos, reduziu as cagas horárias a muitos trabalhadores, exige mais tarefas devido à covid-19 impondo ritmos de trabalho intensos, está a obrigar os trabalhadores a assinarem contratos sem termo para os poder despedir a qualquer momento e ainda não pagou a totalidade dos direitos dos trabalhadores do ano letivo 2019/2020.

Assim, os trabalhadores das cantinas de Barcelos, reunidos em plenário ontem, decidiram realizar uma greve dia 20 do corrente mês de outubro por:

1. Pagamento das diferenças salariais em dívida da cessação do contrato de trabalho a termo do ano letivo 2019/2020, referentes a férias, subsídio de férias, subsídio de natal, compensação por caducidade e desconto indevido de alegadas férias gozadas a mais;

2. Contratação de todos os trabalhadores que trabalharam no ano letivo anterior;

3. Reposição da carga horária diária e semanal do ano letivo anterior e garantia mínima de 25 horas semanais;

4. Contratação direta dos trabalhadores pela Uniself sem recurso a empresas de trabalho temporário;

5. Contratos de trabalho para todo o ano letivo e não a termo incerto;

6. Reposição de todos os direitos dos trabalhadores que vigoraram no ano letivo 2019/2020;

7. Cumprimento do caderno de encargo;

8. Aumentos salariais dignos e justos.

No dia da greve, os trabalhadores vão concentrar-se frente à Camara Municipal de Barcelos para exigir que a Câmara não dê cobertura às ilegalidades da empresa e interceda na defesa dos direitos dos trabalhadores.