Fartos de conversa fiada trabalhadores da Saúde querem soluçõesPara denunciar a situação com que estão confrontados e exigir respostas do Governo, os trabalhadores da Saúde vão fazer uma Semana de Luta Nacional, de 2 a 6 de Novembro, com concentrações de protesto, no Porto, junto ao Hospitais de S. João, em Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário, e em Lisboa, no Hospital de S. José.

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas apela a que, no decurso desta semana de luta, os trabalhadores da Saúde usem um crachá que irá distribuir, para reafirmar e dar visibilidade às suas reivindicações, junto dos utentes.

Comunicado da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais:

FARTOS DE CONVERSA FIADA, QUEREMOS SOLUÇÕES!

SEMANA DE LUTA NA SAÚDE2 A 6 NOVEMBRO DE 2020

A Federação foi recebida no dia 24/9/2020, pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto da Saúde, tendo ficado bem claro que não existe vontade política para responder às nossas reivindicações, facto inaceitável e que contraria o discurso do Governo relativo à necessidade de melhorar o SNS, dotando-o de recursos necessários, humanos e outros.

O surto epidémico pôs a nu as fragilidades existentes no SNS fruto do desinvestimento a que o mesmo tem sido sujeito, e para o qual temos vindo sucessivamente a alertar. Durante este período os trabalhadores da saúde viram os seus ritmos de trabalho serem aumentados e desregulados, sendo por isso expostos a um maior número de riscos profissionais, sem as adequadas respostas na maioria dos casos.

A situação de Pandemia, não suspendeu os direitos sindicais nem a luta, antes pelo contrário vem aumentar essa necessidade e demonstrou que a mesma é cada vez mais necessária. Não podemos ficar parados, temos que denunciar a situação e lutar pelas nossas justas reivindicações, através de todos os meios sindicais para o efeito.

Uma das nossas justas reivindicações é o aumento de trabalhadores em número adequado às necessidades. Mas não basta aumentar o número de trabalhadores, é preciso motivar e fixar estes trabalhadores no SNS, e tal só será conseguido com a dignificação funcional e salarial, que passa para além da criação/reposição das carreiras extintas por um Governo maioritário do PS.

Em matéria de contratação é imperioso que se inicie o processo de negociação do ACT das carreiras dos TSDT e das carreiras não revistas, bem como aplicação correcta e na integra do ACT das carreiras gerais.

Para dar continuidade à luta, a Federação decidiu marcar uma semana de luta nacional dos trabalhadores da Saúde, para denunciar toda a situação existente e exigir respostas do Governo.

Esta semana de luta nacional será concretizada de 2 a 6 de Novembro, com concentrações de dirigentes, delegados sindicais e todos os trabalhadores que tenham condições de participar, junto dos seguintes hospitais:

- Dia 2 de Novembro – CHU S. João, no Porto, entre as 11:30h e as 13:30h;

- Dia 4 de novembro – CHUCoimbra, entre as 11:30h e as 13:30h;

- Dia 6 de novembro – CHUCL - Hospital de S. José, entre as 11:30h e as 13:30h.

A Federação apela a que pelo menos no decurso desta semana de luta, os trabalhadores coloquem o crachá que irá ser distribuído, que reafirma e dá visibilidade às nossas reivindicações, junto dos utentes, como parte integrante da luta.

NA DEFESA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, CARREIRAS E SALÁRIOS DIGNOS!

MAIS E MELHOR SNS!

Outubro/2020