sep COVID doença profissional 640Ministra da Saúde afirma ir pagar horas extraordinárias aos médicos de Saúde Pública mas não refere os restantes profissionais – enfermeiros Especialistas de Saúde Pública, técnicos de saúde ambiental e administrativos.

Comunicado do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses:

Unidades de Saúde Pública
Enfermeiros a trabalhar 7 dias por semana e sem pagamento de horas extraordinárias.

Ministra da Saúde afirma ir pagar horas extraordinárias aos médicos de Saúde Pública mas não refere os restantes profissionais – enfermeiros Especialistas de Saúde Pública, técnicos de saúde ambiental e administrativos.

Pagamento em trabalho extraordinário tem que ser transversal a todos os profissionais destas Unidades.

A Ministra da Saúde anunciou que iriam ser pagas as horas extraordinárias que, desde março, os médicos de Saúde Pública têm vindo a realizar.

Incompreensivelmente, não fez qualquer referências aos outros profissionais que integram as Unidades de Saúde Pública e, sem os quais, não era possível dar as respostas que se exige àquelas unidades.

Estas unidades, às quais continuam por alocar Enfermeiros Especialistas de Saúde Pública têm funcionado na base do trabalho extraordinário. Contudo, aos médicos é atribuído um suplemento de €800 pela sua disponibilidade permanente. Nenhum dos restantes profissionais recebe qualquer suplemento. Agora vem a Ministra da Saúde afirmar que os médicos para além do vencimento base e do referido suplemento vão também receber as horas extras (e bem) mas não faz qualquer referência aos enfermeiros, aos técnicos de saúde ambiental e administrativos.

Esta discriminação só não foi ainda ultrapassada porque o governo não aceitou alterar a actual forma de pagamento para o regime de prevenção de toda a equipa de saúde pública.

As unidades funcionam em regra de segunda a sexta, entre as 9 e as 17 horas mas têm que dar resposta após aquela hora, aos fins de semana e feriados caso exista alguma situação que assim o determine.