Metropolitano de LisboaNuma resolução que aprovaram hoje, em plenário, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa colocam como ponto central a necessidade da valorização das suas profissões e assumem a sua disposição para lutar se não houver respostas concretas da administração.

Informação da FECTRANS:

Trabalhadores do ML apresentam reivindicações

Num plenário hoje realizado, os trabalhadores do ML – Metropolitano de Lisboa, perante a última proposta da administração/governo, aprovaram uma resolução e apresentaram o seu caderno reivindicativo com a proposta de revisão de salários para 2021.

Nesta resolução os trabalhadores colocam como ponto central a necessidade da valorização das suas profissões e assumem a sua disposição de lutarem se não houver respostas concretas da administração.

RESOLUÇÃO

Os trabalhadores do ML – Metropolitano de Lisboa, reunidos em plenário no dia 30 de Outubro de 2020, consideram que:

No momento actual e difícil que o País e os trabalhadores atravessam, sempre estiveram na “linha da frente” assegurando a oferta de um serviço público essencial na cidade de Lisboa;

O fizeram com empenho e procurando reduzir os riscos para utentes e garantir a qualidade no serviço oferecido pelo ML, apesar da falta de trabalhadores e do desinvestimento que se tem verificado ao longo de muitos anos;

Apesar de todo o esforço, a proposta que o governo/administração apresentam aos trabalhadores, não reconhece o esforço e empenho dos trabalhadores no ML, que estão há anos sem reposição do valor real dos salários, que foram desvalorizados na última década;

No actual quadro pandémico que se agrava, não deixarão de continuar a ter o seu máximo empenho para que o ML cumpra com as suas obrigações, mantendo os elevados níveis de qualidade e segurança que se exigem, pelo que não deixarão de lutar pelo reconhecimento deste esforço através da valorização das remunerações e das condições de trabalho;

Não é com o congelamento ou redução das remunerações que se criam as condições para a saída da crise económica e social provocadas pela pandemia e que não podem ser os trabalhadores penalizados, porque como a vida demonstra não estamos todos “no mesmo barco”, nem todos sairão bem desta situação, porque os trabalhadores têm as dificuldades, enquanto os detentores das fortunas têm o aumento das mesma,

Assim, decidem:

Manifestar ao Primeiro Ministro, ao Ministro do Ambiente e da Acção Climática e à Administração do ML, o seu descontentamento pela proposta que é apresentada para a revisão do Acordo de Empresa em 2020;

Manter as suas exigências de valorização real dos salários e das condições de trabalho, pelo que entendem que a negociação tem que continuar desde já com vista à revisão para 2021, que deve ter em conta aquilo que não se conseguiu no actual processo;

Afirmar desde já, que não abdicarão de exigir e lutar pela valorização dos salários no processo de revisão de 2021, desde logo se nos prazos legais não houver resposta concreta da administração;

Mandatar as organizações sindicais para desenvolveram as acções necessárias para se atingirem as reivindicações dos trabalhadores.

Lisboa, 30 de Outubro de 2020

O Plenário dos trabalhadores do ML