Auchan paga os salários mais baixos e diz que não negoceia reividicações com trabalhadoresEm de Outubro foi enviado para o Auchan o caderno Reivindicativo dos trabalhadores, para o ano de 2021. A empresa respondeu que não reúne com os representantes dos trabalhadores “referindo que devemos enviar as reivindicações para a Associação dos Patrões”, comunicou o CESP na sua Folha Sindical para os trabalhadores do Auchan.

O Grupo Auchan, mesmo em contexto de pandemia teve este ano um crescimento de lucros e tem todas as condições financeiras para melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores ao seu serviço, mas recebem salário base mais baixo, comparativamente com outras empresas da grande distribuição.

Folha Sindical do CESP para os trabalhadores do Auchan:

AUCHAN REJEITA REUNIR COM OS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES

O Grupo Auchan este ano, mesmo em contexto de pandemia teve um crescimento de lucros, crescimento esse garantido pelos trabalhadores, que mesmo sobre enorme pressão, contribuíram para o sucesso da empresa. O açambarcamento e o aumento das vendas online devido ao contexto social que a pandemia provocou, aumentou exponencialmente as vendas e por consequência os lucros do Grupo.

O Grupo Auchan tem todas as condições financeiras para melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores ao seu serviço, trabalhadores agora considerados essenciais para o País, mas que se mantêm com baixos salários, com discriminações salariais e injustiças nas carreiras profissionais, com ritmos desumanos nos locais de trabalho.

Os trabalhadores reivindicam para o ano de 2021:

Aumento dos salários em €90/mês (3€ por dia) para todos os trabalhadores, garantindo a diferenciação salarial dos diferentes níveis e categorias e considerando a antiguidade sem discriminações.

Aumento do subsidio de alimentação em 1€/dia;

Promoção na carreira profissional dos trabalhadores especializados, a principais com vinte ou mais anos de casa;

Horários humanizados que permitam a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal;

Cumprimento do CCT no que concerne às alterações aos horários de trabalho e fim dos horários de bolso;

Fim imediato da organização dos horários de trabalho entre as 00h00 e as 6h00;

Fim das oscilações dos horários de trabalho.

25 dias úteis de férias, para todos os trabalhadores;

Dispensa com vencimento no dia de aniversário

Os trabalhadores da Auchan mesmo com os acertos que recentemente receberam, continuam a ser os que recebem salário base mais baixo comparativamente com outras empresas da grande distribuição.

No dia 12 de Outubro foi enviado para a Auchan o caderno Reivindicativo dos trabalhadores para o ano de 2021 ao qual obtivemos resposta que não reúnem com os representantes dos trabalhadores referindo que devemos enviar as reivindicações para a Associação dos Patrões.