Os fins de semana de recolher obrigatório implicam que os trabalhadores do tráfego da Carris que se mantêm em funções tenham condições de segurança para proteger a saúde e exercer a sua actividade. O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos expôs a situação e pede à administração da empresa que tome medidas para os resolver.

O sindicato considera também ser necessária a realização, a título voluntário, de testes rápidos para a detecção docovid-19 na Carris.

Comunicado do STRUP - Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal aos trabalhadores do tráfego da Carris:

É PRECISO CUIDAR BEM DOS TRABALHADORES QUE ESTÃO NA LINHA DA FRENTE

Com o estado de emergência, nomeadamente nos próximos dois fins de semana, há uma grande parte das pessoas que devem ficar em casa e outras como os trabalhadores do tráfego da Carris que têm de trabalhar para assegurar o serviço público de transporte.

Tal facto implica que a empresa tome medidas para acautelar designadamente:

- As condições para as tomadas de refeição nos locais de rendições;

- O acesso a instalações sanitárias;

Estas são questões que levam o STRUP a solicitar que o C.A. tome medidas urgentes para ultrapassar estes problemas, considerando que há um grande número de instalações sanitárias a que os trabalhadores têm que recorrer, que se situam em estabelecimentos comerciais, tal como estes são a única alternativa, para a tomada de refeições, determina a tomada de medidas de natureza prática, para a sua resolução, pelo que solicitámos já esclarecimentos ao C.A., sobre quais os procedimentos a adotar pelos trabalhadores.

Colocada a questão é preciso avançar para a resolução!

TAMBÉM NA SAÚDE DEVEMOS SER TRATADOS COMO IGUAIS

Depois do STRUP ter considerado necessária a realização a título voluntário, de testes rápidos para a deteção do COVID 19 na Carris, eis que o presidente da Assembleia da República defende a adoção desta medida para os deputados deste órgão de soberania.

Nada tendo a obstar à sua eventual aprovação, o STRUP relembra que também aqui os trabalhadores da Carris não podem ficar para trás nas medidas que visem a proteção da sua saúde.

Por outro lado, não se entende porque razão o C.A. da Carris e a Câmara Municipal de Lisboa tardam em tomar esta decisão, quando a mesma já foi assumida pela administração no Metro de Lisboa para os seus trabalhadores.

É tempo de tratar de forma igual os trabalhadores que estão na linha da frente!

SINDICALIZA-TE NO STRUP, DÁ MAIS FORÇA AOS TEUS DIREITOS!