Protesto contra despedimento de trbalhadores do Instituto da Segurança SocialProtesto dos trabalhadores do Instituto da Segurança Social, com a presença de Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN, contra o despedimento de 200 trabalhadores.

RTP 3 (Ver vídeo)

Nota à Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas:

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P.
Concentração de Trabalhadores 24 Nov, 12h

- Travar os despedimentos
- Reforçar o serviço aos cidadãos

A concentração será à porta da sede do Instituto, Av. 5 de Outubro em Lisboa, para exigir uma resposta do Governo que trave o despedimento de cerca de 200 trabalhadores das empresas RH+ e Heading-Recursos Humanos.

A solução deverá permitir a continuidade destes trabalhadores no ISS-IP, integrados nas equipas de trabalho onde exercem funções, nomeadamente nos Serviços Centrais, Centro Nacional de Pensões e Centros Distritais. Estas funções são a análise das condições para possível atribuição de pensão e introdução de elementos na base de cálculo; ou o tratamento do lay-off simplificado, desde a recepção dos pedidos até a constituição dos processos e resposta às reclamações, entre outras.

Numa a altura em que o país se encontra numa enorme crise social e económica, devido à pandemia Covid-19, o que se exige é o reforço de pessoal para que o ISS-IP possa dar a resposta adequada aos cidadãos, diminuindo os tempos de espera e melhorando os serviços que presta às populações.

O que se exige do Governo é que não contribua para o agravamento da crise, fechando os olhos a estes despedimentos, que a concretizarem-se colocam estes trabalhadores e as suas famílias numa situação desesperada.

O que se exige do Governo é a continuidade destes trabalhadores no ISS-IP.

A solução mais justa para os trabalhadores e que melhor defende as populações, que exigem serviços públicos de qualidade, passa pela abertura de concursos e integração destes trabalhadores no mapa de pessoal do ISS-IP.

A Concentração contará com a presença de Isabel Camarinha, Secretária Geral da CGTP-IN.