Super Bock diz que não cumpre o compromisso assumido com sindicato e Ministério do TrabalhoA Super Bock comunicou que não vai cumprir o compromisso assumido com o sindicato e o Ministério do Trabalho, em Janeiro, de integrar nos seus quadros 16 trabalhadores com vínculos precários que desempenham tarefas contínuas e essenciais há mais de 15 anos.

A empresa diminuiu a sua força de trabalho para números abaixo dos que são necessários, a pretexto da crise sanitária, mas distribuiu mais de 50 milhões de euros em dividendos pelos seus dois accionistas, já em plena crise pandémica.

Nota de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da agricultura e das indústrias de alimentação, bebidas e tabacos de Portugal:

SUPER BOCK – Contínuo aproveitamento da crise sanitária leva a forte crise laboral.

Depois da incompreensível decisão de, a pretexto da crise sanitária, diminuir a sua força de trabalho para números abaixo dos que são necessários à operacionalidade da empresa, a SUPER BOCK não abranda a sua ofensiva e já assumiu que não cumprirá um acordo firmado com o SINTAB e o Ministério do Trabalho.

A SUPER BOCK informou, no passado dia 20 de novembro, ao SINTAB e à DGERT, a decisão de não cumprir com o compromisso que havia assumido em janeiro, de integrar, nos seus quadros, 16 dos Trabalhadores com vínculos precários e que desempenham tarefas contínuas e essenciais há mais de 15 anos.

Esta é uma decisão sem precedentes na história da empresa, que envergonha os seus Trabalhadores, e atira para o desemprego 16 trabalhadores que, até aqui, tinham a garantia de um grande salto qualitativo no que à solidez dos seus vínculos laborais diz respeito.

Em paralelo, os Trabalhadores dos quadros da SUPER BOCK iniciaram um processo de denúncia, por via da sua Comissão de Trabalhadores, de um acumular de atitudes prepotentes e persecutórias da parte da direção industrial, que tem resultado num acréscimo extraordinário de processos disciplinares instaurados em catadupa, sem qualquer sentido, levando à certeza de que, também ali, as motivações são as de uma ainda maior descapitalização dos quadros efetivos da empresa, para mais tarde recorrer a mão de obra com vínculos precários, sem a proteção da contratação coletiva.

O SINTAB já procedeu ao agendamento de um plenário de Trabalhadores para a próxima quarta feira, 2 de dezembro, às 14:30h, de modo a que os Trabalhadores definam o caminho a seguir na defesa dos seus direitos e postos de trabalho.

Recordamos que a SUPER BOCK, já em plena crise pandémica, distribuiu mais de 50 milhões de euros em dividendos pelos seus dois acionistas, a multinacional Carlsberg e o Grupo Violas, detentor dos casinos de Espinho e de Chaves.