Protesto dos trabalhadores da hotelaria e restauraçãoÀ margem do protesto dos empresários, os trabalhadores da hotelaria e restauração marcaram um outro protesto para a próxima semana em Lisboa.

SIC Notícias (Ver vídeo)

A Federação dos sindicatos dos trabalhadores do sector não acompanha os protestos dos patrões da restauração, bebidas e alojamento que reclamam apoios do Governo, porque estes apoios não revertem para manter o emprego, os direitos e os salários dos trabalhadores.

A Concentração Nacional de Protesto dos trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares, marcada para o dia 10 de Dezembro, no Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, irá exigir medidas de apoio directos aos trabalhadores.

Comunicado de imprensa da FESAHT - Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal.

MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA RESTAURAÇÃO, HOTELARIA E SIMILARES

Os trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares têm sido os mais afetados pela pandemia e tudo indica que continuarão a sê-lo ainda por um largo período.

Desde o início da pandemia que milhares de trabalhadores deixaram de receber o seu salário, viram os seus direitos serem postos em causa e os rendimentos mensais reduzidos drasticamente, incluindo o direito a tomar as suas refeições em espécie.

É tempo de o Governo apoiar os trabalhadores diretamente, porque as vítimas são os trabalhadores e não aqueles que tiveram elevados proveitos durante muitos anos à custa do aumento exponencial do turismo, de dormidas, receitas e da exploração de quem trabalha.

A FESAHT não acompanha os protestos dos patrões da restauração, bebidas e alojamento que reclamam apoios do Governo, quando sabemos que estes apoios não revertem para manter o emprego, os direitos e os salários dos trabalhadores.

A FESAHT entende que as restrições dos horários de funcionamento dos estabelecimentos não são compreensíveis e põem em causa os direitos dos trabalhadores. O que é exigível é manter os estabelecimentos abertos com regras de segurança, saúde e bem-estar.

Assim, a FESAHT promove uma concentração nacional de protesto, dia 10 de dezembro, pelas 11H00, no Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, para exigir medidas de apoio aos trabalhadores da restauração, bebidas e alojamento.