O direito a reunião não está suspenso muito menos proibidoApós as sucessivas tentativas de proibição da realização de plenários de trabalhadores, por parte da administração da Hanon Systems , em Palmela, a Comissão Sindical do SIESI fez valer a legalidade. Em reunião com a Autoridade para as Condições de Trabalho e a administração ficou claro que o direito de reunião não está suspenso, muito menos proibido. O plenário vai realizar-se amanhã, segunda feira, em reuniões repartidas pelos turnos, para garantir todas as condições de segurança.

A administração da Hanon tinha impedido, no início de Novembro, os dirigentes sindicais de entrarem na fábrica. Contudo, os trabalhadores mantiveram a determinação e os plenários realizaram-se com os dirigentes no exterior (na foto).

Informação da Comissão Sindical do SIESI aos trabalhadores da Hanon:

ACT confirma que direito a Plenário não pode ser prejudicado

Após as sucessivas tentativas de proibição da administração da realização de Plenários, que considerámos como uma atitude ilegal, em reunião promovida pela ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) com as partes, após os nossos pedidos de intervenção, foi considerado que o direito a reunião não está suspenso, muito menos proibido, como sempre defendemos.

Face à necessidade de serem cumpridas as regras sanitárias, a empresa ficou responsabilizada de contactar o Delegado de Saúde no sentido de serem asseguradas para a sua realização, nem que tal passe pela realização de mais que um Plenário por turno.

Dado que a empresa ainda não informou da posição e propostas que decorrem das recomendações daquela entidade, informamos que os Plenários serão realizados, em limite, no próximo dia 7 de Dezembro.

Mais uma vez, sai reforçada a nossa razão e que nunca deixamos de cumprir a nossa obrigações, ao contrário da administração da empresa que apenas tentou criar dificuldades por saber que a nossa mobilização é a única forma de ter para alterar as suas posições.

Logo que possível confirmaremos as horas dos Plenários e outras informações úteis.

Palmela, 2/12/2020

A Comissão Sindical do SIESI