Amanhã, 10 de Dezembro, a partir das 10:30, decorrerá uma Concentração Nacional de protesto no Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, para exigir medidas de apoio aos trabalhadore dos restaurantes, hotéis, cafés, pastelarias e similares.

Nota a Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul:

Governo Tem de Apoiar Directamente os Trabalhadores da Hotelaria, Restauração e Similares
Manifestação Nacional Dia 10 de Dezembro

Os trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares têm sido os mais afectados pela pandemia e tudo indica que continuarão a sê-lo ainda por um largo período.

Desde o início da pandemia que milhares de trabalhadores, viram os seus rendimentos mensais reduzidos drasticamente, os seus direitos serem postos em causa e os muitos deixaram de receber o seu salário, inclusive o direito a tomar as suas refeições em espécie.

É tempo de o Governo apoiar os trabalhadores directamente, porque as vítimas são os trabalhadores e não aqueles que tiveram elevados proveitos durante muitos anos à custa do aumento exponencial do turismo, de dormidas, receitas e da exploração de quem trabalha.

Os estabelecimentos de restauração, bebidas e alojamento não são a fonte principal de surtos da Covid-19 quando respeitam as regras da Direcção Geral de Saúde.

As restrições dos horários de funcionamento dos estabelecimentos não são compreensíveis e põem em causa os direitos dos trabalhadores, nomeadamente a conciliação da vida profissional com a vida social. O que é exigível é manter os estabelecimentos abertos com regras de segurança, saúde e bem estar.

O Sindicato de Hotelaria Sul, não acompanha os protestos dos patrões da restauração, bebidas e alojamento que reclamam apoios do Governo, quando sabemos que estes apoios não revertem para manter o emprego, os direitos e os salários dos trabalhadores.

São necessárias medidas que proíbam os despedimentos individuais e colectivos e ponham termo à retirada de direitos e rendimentos dos trabalhadores.

Não podem ser, mais uma vez, os trabalhadores as principais vítimas das dificuldades económicas decorrentes da crise sanitária que vivemos.

Por os motivos descritos o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul irão participar na Concentração Nacional de protesto, dia 10 de Dezembro, pelas 10H30, no Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, para exigir medidas de apoio aos trabalhadores