Greve dos professoresGreve nacional de professores - directo
Hoje é dia de greve nacional de professores. A iniciativa da Fenprof abrange docentes do ensino básico, secundário, também educadores de infância. Os motivos da greve são antigos, prendem-se essencialmente com medidas de valorização social e material da profissão. A Federação Nacional de Professores acusam o ministro da Educação de falta de diálogo.
TVI 24 - Notícias (Ver vídeo)

Greve dos professores - direto
De Norte a sul do país, hoje é dia de greve de professores. Direto de Faro e Coimbra, declarações de Mário Nogueira.
CM TV - Notícias (Ver vídeo)

Numa consulta, professores e educadores esclarecem quais são as suas prioridades reivindicativas e que constituem objectivos da greve que de hoje: aposentação (e, também, pré-reforma), regularização da carreira, concursos justos e promotores de estabilidade, horários pedagogicamente adequados, democratização da gestão escolar, combate à municipalização da Educação. As respostas são esclarecedoras.

Nota à Comunicação Social da FENPTOF:

Professores elegem aposentação, carreira, concursos e combate à municipalização como prioridades reivindicativas
(Consulta aos professores e educadores em tempo de Covid-19)

O tempo é de pandemia, mas a vida não se esgota na situação epidemiológica. Como resultou claro da primeira parte desta consulta, os professores estão preocupados com a insuficiente segurança sanitária que sentem existir nas escolas, principalmente pelo facto de continuarem a não ser feitos testes, mesmo quando são detetados casos de infeção, para além, claro, de outras medidas que, sendo recomendadas, não são observadas nas escolas, como, em muitas delas, o distanciamento físico.

Mas os professores – conscientes de que a construção de um sistema educativo de qualidade é indissociável da valorização social e material da profissão docente – não abdicam dos seus direitos e da melhoria das suas condições de trabalho e manifestaram, nesta consulta, uma inequívoca vontade de os salvaguardar, deixando muito evidente, quais são as suas principais reivindicações e que, para as concretizar, face ao bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação, se torna necessário que a luta prossiga sem adiamentos. Essa é a opinião de 88,3% dos milhares de docentes que participaram na consulta.

A incapacidade dos responsáveis do ME para dialogar e negociar está na origem do agravamento de problemas como o envelhecimento, a sobrecarga de horário e de trabalho e o desgaste daí resultante, a precariedade ou todas as injustiças que marcam o atual estado da carreira docente, tudo isto contribuindo para que a profissão perca atratividade, os jovens se afastem dela e já se sinta uma significativa falta de professores em várias regiões do país.

Através desta consulta, os professores esclarecem quais são as suas prioridades reivindicativas, que constituem objetivos da greve que se realizará no próximo dia 11: aposentação (e, também, pré-reforma), regularização da carreira, concursos justos e promotores de estabilidade, horários pedagogicamente adequados, democratização da gestão escolar, combate à municipalização da Educação. As respostas são esclarecedoras:

● No que respeita à carreira docente

Não podemos esquecer que ainda estão por resolver problemas (tempo de serviço; vagas; ultrapassagens)- 96,9%

Devemos aceitá-la tal como está- 2,7%

Devemos aceitar a imposição de novos cortes e/ou congelamentos- 0,4%

● O regime de vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões

Deverá ser eliminado- 87,1%

Deve manter-se tal como está- 1,2%

Deve manter-se, embora com maior número de vagas- 11,7%

● Relativamente à aposentação

Urge a consagração de um regime específico que permita a aposentação mais cedo- 98,2%

O tempo de serviço e a idade são os adequados- 1,4%