Os trabalhadores da ICA, empresa que explora o serviço de refeições das cantinas escolares do 1.º ciclo e jardins de infância do município de Santo Tirso, decidiram realizar uma greve, dia 6 de Janeiro de 2021, e concentrar-se, no mesmo dia, num protesto e frente à Câmara Municipal de Santo Tirso. A ICA despediu cerca de 40 trabalhadores e não assegurou a respectiva contratação no reinício do ano escolar, em Janeiro.

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte:

TRABALHADORES DA ICA DAS CANTINAS ESCOLARES DE SANTO TIRSO VÃO REALIZAR UMA GREVE DIA 6 DE JANEIRO

Os trabalhadores da empresa ICA, S.A., que explora o serviço de refeições das cantinas escolares do 1.º ciclo e jardins de infância do município de Santo Tirso reuniram ontem em plenário e decidiram realizar uma greve dia 6 de janeiro de 2021 e concentração de protesto frente à Câmara Municipal de Santo Tirso nesse dia pelas 8:30 horas.

A ICA despediu cerca de 40 trabalhadores e não assegurou a contratação destes trabalhadores em janeiro.

O sindicato já tinha denunciado a situação ilegal dos contratos a termo incerto junto da empresa, da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Autoridade para as Condições de Trabalho, que nada fizeram.

Os trabalhadores foram enganados pela empresa, pois tinha-lhes sido assegurado que o contrato seria para todo o ano letivo.

Os trabalhadores agora despedidos vão ser penalizados no seu rendimento e não sabem se vão retomar a atividade profissional em janeiro e por quanto tempo.

Há muitos anos que, por força da luta dos trabalhadores e da ação do sindicato, os contratos eram feitos para todo o ano letivo.

Por outro lado, a empresa tem dividas aos trabalhadores efetivos que trabalham nestas cantinas decorrente da transmissão da concessão.

O sindicato solicitou uma reunião urgente à Camara Municipal e Santo Tirso com a presença da empresa ICA, mas ainda não obteve resposta.

A greve convocada para dia 6 de janeiro tem os seguintes objetivos:

1. Passagem a efetivos de todos os trabalhadores contratados a termo que trabalham de setembro de um ano a julho do ano seguinte:

2. Contratos a termo certo para todo o ano letivo para os demais trabalhadores;

3. Aumento da carga horária dos trabalhadores que trabalham 10 horas semanais para 25 horas semanais;

4. Passagem das cozinheiras contratadas a tempo parcial para tempo inteiro e pagamento dos salários a 100%;

5. Pagamento das dívidas aos trabalhadores efetivos;

6. Pagamento das dívidas aos trabalhadores contratados a termo;

7. Contratação direta dos trabalhadores sem recurso a empresas de trabalho temporário.

8. Melhores condições de vida e de trabalho.