Greve de Janeiro a Dezembro pelo pagamento a 100 do trabalho suplementar e nos feriadosOs trabalhadores no sector de telecomunicações vão continuar em 2021 a luta pela reposição do pagamento a 100% do trabalho suplementar em dia normal e feriados, apoiada pelo Aviso Prévio de Greve do SINTTAV que vigorará, para todo o ano de 2021, desde as 00h00 do próximo dia 1 de Janeiro até às 24 h do dia 31 de Dezembro.

Também no âmbito da luta pelo «Direito à Contratação Colectiva, Melhores Salários e Integração nos Quadros Efectivos das Empresas Utilizadoras», o SINTTAV entregou no Ministério do Trabalho, com conhecimento das empresas, um Aviso Prévio de Greve para o próximo dia 31 de Dezembro.

Comunicado do SINTTAV:

A LUTA CONTINUA
CONTRA O PAGAMENTO DE 50% NO TRABALHO EXTRA EM DIA NORMAL E FERIADOS
AVISO-PREVIO DE GREVE
para vigorar a partir de 01/01/2021 até 31/12/2021

A redução para metade do pagamento das horas extraordinárias em dia normal e feriado, foi uma decisão do então governo (PSD/CDS) alinhado com as troikas ao serviço dos interesses dos «poderosos» em prejuízo dos direitos dos trabalhadores, com cortes no valor de trabalho e acentuando a precariedade.

Porém, o cenário político alterou a partir de 2015 com a entrada do Partido Socialista na governação do País, mas, passados cinco anos, apesar de ter um apoio Parlamentar maioritariamente favorável que lhe permitia a reposição dos direitos que tinham sido roubados aos trabalhadores, não é admissível que se mantenha injustamente o corte de 50% no pagamento do trabalho extraordinário em dia normal e feriados, facto a comprovar que, no essencial, o governo não tem a coragem de se impor aos interesses do grande capital quando estes prejudicam a valorização de quem produz a riqueza, os trabalhadores.

Porque o SINTTAV considera que este corte é desajustado, imoral e agrava o rendimento dos trabalhadores, não desiste de continuar a luta pela reposição do pagamento a 100% do trabalho extra nos termos que vigorava antes da alteração ao Código do Trabalho, razão pela qual, o SINTTAV, desde 2013 tem vindo a utilizar as normas legais a serem utilizadas pelos trabalhadores no Grupo Altice e em outras empresas onde tem representatividade.

Neste sentido, honrando o compromisso na defesa dos direitos e interesses os trabalhadores, o SINTTAV nos termos legais entrega AVISO-PREVIO DE GREVE para vigorar a partir de 01/01/2021 até 31/12/2021.

No sector das telecomunicações são muitas as empresas onde não existe Contratação Colectiva e por tal realidade a valorização do trabalho é completamente ignorada através de políticas de baixos salários, ausência de uma estrutura de carreiras que defina a qualificação profissional e que perspective uma justa expectativa na evolução profissional, assim como o respeito pelo princípio de um vínculo contratual efectivo para postos de trabalho permanentes, sendo a única forma de motivar os trabalhadores e em simultâneo contribuir para a eliminação gradual da praga da precariedade que continua a afectar muitos milhares de Trabalhadores. Assim, no próximo dia 31 de Dezembro, véspera do dia 1 de Janeiro (feriado), os trabalhadores vão reforçar a luta com 1 dia de greve a juntar à greve ao trabalho extra aos feriados pago a 50%.

GREVE DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2020

PELO DIREITO À CONTRATAÇÃO COLECTIVA/ MELHORES SALÁRIOS/ CONDIÇÕES DE TRABALHO

No sector das telecomunicações são muitas as empresas onde não existe Contratação Colectiva e por talrealidade a valorização do trabalho é completamente ignorada através de políticas de baixos salários, ausência de uma estrutura de carreiras que defina a qualificação profissional e que perspective uma justa expectativa na evolução profissional, assim como o respeito pelo princípio de um vínculo contratual efectivo para postos de trabalho permanentes, sendo a única forma de motivar os trabalhadores e em simultâneo contribuir para a eliminação gradual da praga da precariedade que continua a afectar muitos milhares de Trabalhadores. Assim, no próximo dia 31 de Dezembro, véspera do dia 1 de Janeiro (feriado), os trabalhadores vão reforçar a luta com 1 dia de greve a juntar à greve ao trabalho extra aos feriados pago a 50%.

ESCLARECIMENTO

O Aviso-Previo de Greve dispensa os trabalhadores de avisar antecipadamente ou posteriormente as empresas de que vão fazer greve, uma vez que estas recebem a comunicação da greve nos prazos legais. Por exemplo, o trabalhador não comparece ao trabalho em dia feriado, as empresas têm que justificar o dia ao abrigo legal da greve, não remunerado. Qualquer atitude das empresas que configure em ameaça como entrave ao direito à greve, sendo denunciado, o SINTTAV utilizará todos os meios legais para que a intervenção seja feita no imediato. Segue a lista das empresas abrangidas pela greve ao trabalho extra com inicio em 01/01/2021 até 31/12/2021.

EMPRESAS ABRANGIDAS: ACTION PORTUGAL; ADECCO MARKETING SERVICES; ADECCO RECURSOS HUMANOS; ALTICE LABS; ANIMÁTICA; ARMATIS LC ATLANTIC; ARMATIS LC PORTUGAL; ARTIFEL; ARVATO; AUTSOURCE; COLISEU MICAELENSE; COMPANEO; CTT; CTT CONTACTO; EDITAVE; EMPRECEDE; ERICSSON; EZENTIS; FIELD FORCE ATLÂNTICO; FUNDAÇÃO FREI PINTO - RÁDIO F; GFI PORTUGAL; GIGP; GOHEADING; GRUPO EGOR; INCM; INSTALPLUS; INTELCIA; J. GOMES & CA; JCDECAUX; KELLY SERVICES – G. PROCESSOS; KELLY SERVICES; KNEWON; LUSOTEMP - (GRUPO L-TALENTER); MAJOREL PORTUGAL; MANPOWER PORTUGAL; MANPOWERGROUP SOLUTIONS; MARKTEST; MEDEIA FILMES; MEMORIOFONE; MEO; MEO ST; MIDAS II CINEMAS; MOBILE WORLD; MULTIFREQUÊNCIA; MULTITEMPO; MY PHONE; MYSEGUROS; NOS AÇORES; NOS COMUNICAÇÕES; NOS MADEIRA; NOS TECHNOLOGY; NOWO; ONI; ORIENT CINEPLACE; PT ACS; PT CONTACT; PT SALES; RÁDIO LAFÕES; RÁDIO SATÃO; RADITÁXIS; RANDSTAD II - P. SERVIÇOS; RANDSTAD R. HUMANOS; RED; REDITUS; RH MAIS; RH PORTUGAL; SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA; SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE PONTE DA BARCA; SANTOS E CORDEIRO; SECURITAS; SOMITEL COMERCIAL; SPORT TV; STRONG CHARON; SUDTEL; SUI GEST; TALENTER - GESTÃO DE PROJETOS; TALENTER - TRABALHO TEMPORÁRIO; TECHINFOR; TELEPERFORMANCE; TEMPO TEAM - RECURSOS HUMANOS; TLCI; TNORD - TECH; UPGRADE M; VADECA; VERTENTE HUMANA; VIATEL; VISABEIRA; WINPROVIT; WT PLAY; WWWATT.COM.