Árvore do protesto da CGTP decora centro histórico de BragaBem perto da árvore de Natal colocada pelo município, outra chama a atenção de quem passa estes dias pelo centro histórico de Braga. Já lhe chamam a ‘árvore do protesto’ por exibir, não as tradicionais decorações da época mas um conjunto de reivindicações da CGTP-IN.

Em nota ao PressMinho, a União de Sindicatos de Braga (USB) explica os objectivos da árvore: “evidenciar a necessidade de valorização dos trabalhadores e a garantia dos seus direitos” e demonstrar que “o ónus da pandemia e suas implicações recai sobre os trabalhadores”.

Um salário minimio de 850 euros, a criação de carreiras específicas e salários dignos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pensões e reformas dignas, o aumento dos funcionários nas escolas públicas e os cuidados aos mais idosos – “mais afectados com esta pandemia” -, o horário de 35 horas semanais e a justiça fiscal são algumas das reivindicações que enfeitam a árvore sindicalista.

Na nota, a USB afirma que no sector social a ajuda aos trabalhadores no contexto da pandemia da covid-19 “não se traduziu em medidas valorizadoras dos seus trabalhadores”.

LER MAIS...

FONTE:
PRESS MINO (texto e foto)
Autor: Fernando Gualtieri